O Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu a doação de equipamentos para as salas de cirurgia nesta quarta-feira (5). O material foi adquirido com a verba arrecadada pela ação A Maior Campanha Solidária do RS, do site Vakinha. O humorista Badin e o programa Pretinho Básico ajudam a promovar a iniciativa. promovida pelo humorista Badin e pelo programa Pretinho Básico em parceria com o Instituto Vakinha.
O valor de mais de um milhão de reais destinado ao Hospital Nossa Senhora das Graças viabilizou a compra de quatro torres de vídeo para salas de cirurgia, quatro caixas com material completo para laparoscopia, óticas para cirurgia, equipamentos cirúrgicos de urologia e um laser de fragmentação de cálculos e ressecção de tumores.
Representantes de entidades envolvidas em campanhas de doação ao Hospital estiveram presentes no ato de recebimento dos equipamentos nesta quarta-feira (5). O superintendente do hospital Nossa Senhora das Graças, Leandro Gomes dos Santos, agradeceu às empresas e associações que colaboraram na doação. Segundo ele, o sócio do grupo São Pietro, Luciano Zuffo, foi responsável pela viabilização da compra dos equipamentos recebidos.
“Fico muito feliz de estar aqui, representando muitas pessoas que se uniram para conseguir dar esse material muito importante. O Hospital sem equipamento, sem tecnologia, não consegue produzir. Não adianta ter profissionais experientes sem o instrumental”, declarou Zuffo.
“Em nome da comunidade, agradeço pelo gesto que traz um momento de alegria para Canoas, já que o equipamento vai ser importante para cuidar da saúde dos canoenses”, afirmou o presidente da Associação Beneficente de Canoas (ABC), mantenedora do Hospital, Denério Neumann.
“Ainda são movimentos isolados, mas precisamos de algo integrado para reconstruir a saúde de Canoas. Começamos um levantamento de todos os custos do estrago feito às 18 Unidades de Saúde, às 3 Unidades de Pronto Atendimento e ao Pronto Socorro”, afirmou o secretário de saúde do Município, Mauro Sparta.
Dois hospitais em um
Dos 1100 colaboradores do Hospital Nossa Senhora das Graças, 224 colaboradores perderam tudo em suas casas. O superintendente Leandro Santos garantiu que esse trabalhadores receberão ajuda do Hospital. “Vamos trabalhar junto ás entidades para ajudar todos nossos colaboradores”, assegurou.
Desde a enchente que assolou o lado oeste da cidade, o Graças passou a receber a demanda do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), inundado no início do mês de maio. Os vinte leitos de UTI que ficavam no HPSC estão montados no Graças, e os profissionais de saúde também foram temporariamente realocados.
“Estamos conseguindo manter atendimentos de trauma, e acomodar dois hospitais dentro de um só. Nós nos sentimos no compromisso de receber o HPS em prol do atendimento à comunidade”, explica o superintendente Leandro Santos.
LEIA TAMBÉM