A partir das 7 horas desta segunda-feira (16), os atendimentos do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), no bairro Mathias Velho, serão transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Caçapava e para o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A medida visa garantir que as obras de recuperação plena sejam feitas sem que haja risco aos pacientes.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
Durante a assinatura da ordem de início das obras na quarta-feira (11), a Secretaria Municipal da Saúde anunciou que seria necessária a transferência dos atendimentos e que, diferente da previsão anterior, o HPSC não reabriria integralmente até o final de dezembro. A previsão agora é o retorno total dos atendimentos ocorra em abril.
Desde maio, quando o primeiro piso do prédio foi atingido pela enchente, o setor de emergência do HPSC passou a atender junto ao HNSG. Em 30 de setembro, a casa de saúde voltou a receber casos de baixa e média complexidade no bairro Mathias Velho. Os atendimentos de alto risco seguem ocorrendo no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde a equipe médica do HPS assumirá a unidade de pronto atendimento.
O HPSC é referência para 102 municípios gaúchos. Em 2023, foram 49.244 atendimentos realizados na emergência e 7.454 ambulatoriais. O número de pacientes internados chegou a 5.593 e de cirurgias, 4.993.
LEIA TAMBÉM