AJUDA AOS ANIMAIS

Hospital Veterinário de Campanha é inaugurado em Canoas

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo, Hospital vai realizar atendimentos e microchipagem dos animais na Ulbra

Publicado em: 14/05/2024 16:42
Última atualização: 15/05/2024 09:25

Começou a funcionar nesta terça-feira (14) o Hospital Veterinário de Campanha Canoas, instalado por iniciativa da Prefeitura de São Paulo. A unidade fica nos galpões anexos à Ulbra, onde cerca de 2 mil animais estão abrigados.

Estrutura disponibiliza triagem, atendimentos e cirurgias aos animais Foto: Paulo Pires/GES

O comboio paulista chegou em Canoas no domingo, trazendo toda a estrutura e os insumos para montar um ambulatório veterinário e realizar exames de imagem e cirurgias. A equipe inclui 9 profissionais, sendo 7 veterinários. A Defesa Civil, a Guarda Municipal e o SAMU acompanharam o comboio.

O Hospital de Campanha tem a capacidade de realizar até 100 atendimentos diários e, em média, 8 cirurgias por dia. Os animais abrigados nos galpões anexos à Ulbra receberão um protocolo vacinal, vermífugos, castração e microchipagem. A estrutura atende apenas animais resgatados das enchentes.

Tecnologia de microchipagem será aplicada
“A Prefeitura de São Paulo criou uma plataforma, que será disponibilizada para a Prefeitura daqui, para identificar esses animais”, explica Analy Xavier, Coordenadora de Saúde e Proteção aos Animais Domésticos de São Paulo.

Com a tecnologia, tutores poderão acessar uma plataforma com o número de identificação, fotos e uma descrição das características dos animais. Assim, a busca por bichos perdidos na enchente será facilitada.

“Com o sistema, a pessoa pode ir direto no abrigo e no canil em que o animal está”, diz Analy. A tecnologia é similar ao Registro Geral do Animal, empregado em São Paulo. Todos os animais alojados nos galpões serão microchipados.

Abrigo pet precisa de voluntários
Embora o Hospital de Campanha Veterinário de São Paulo já esteja abastecido com os insumos necessários para atender os animais, o abrigo pet nos galpões da Ulbra solicita doações e ajuda de voluntários para cuidar dos cerca de 2 mil bichos resgatados.

Voluntários civis são necessários para auxiliar na rotina de limpeza, alimentação e lazer dos bichos. Para evitar o estresse dos animais, é preciso passear com eles pelo menos uma vez por dia.
Doações são bem-vindas para manter a estrutura funcionando: chapas de madeira, telas, uma máquina de lavar, camas e casas para cães são solicitadas. Valores em dinheiro podem ser enviados para o pix oficial. Mais informações estão disponíveis no Instagram @caesresgatadoscanoas.

Pets abrigados na Ulbra precisam de ajuda de voluntários Foto: Paulo Pires/GES

Bem-Estar Animal conta com ajuda da GRAD
O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), equipe voluntária, está prestando auxílio aos animais abrigados na Secretaria de Bem-Estar Animal. Cerca de 800 animais estão alojados no local. Foram disponibilizadas tendas, contêineres, e baias, que podem abrigar até 600 animais e doações. A organização enviou 19 profissionais, dentre eles, 8 veterinários, para atender os animais. A operação seguirá por 90 dias em Canoas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas