SUSTO EM CANOAS
"Grave erro de procedimento", diz Exército sobre aviso de evacuação do bairro Mathias Velho; entenda o que aconteceu
Militares ficaram sabendo de um suposto rompimento de dique e, sem conferir, orientaram que moradores deveriam deixar suas casas novamente
Última atualização: 26/05/2024 23:49
O Exército Brasileiro confirmou na noite deste domingo (26) que houve "grave erro de procedimento" na ordem de evacuação do bairro Mathias Velho, em Canoas, dada por militares no fim da tarde em alguns pontos do bairro e desmentida pela Prefeitura. Considerada "fake news" pelo governo canoense, a orientação assustou os moradores.
Houve confusão no bairro no início da noite, quando militares diziam que moradores deveriam evacuar o bairro e a Prefeitura informava que não. Um dique teria se rompido e o Mathias Velho seria novamente tomado pela água, informavam os militares. Só que tudo não passou de uma confusão.
Por meio de nota, a 5ª Divisão de Exército e a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada disseram que, no início da noite, foi notificado "incidente envolvendo tropas que integram a Operação Taquari 2 em apoio às ações humanitárias no município de Canoas".
"Militares que atuavam no bairro Mathias Velho souberam, sem confirmação, que um dique havia se rompido e imediatamente passaram a comunicar erradamente aos moradores da necessidade de evacuação das áreas consideradas de risco", admitiu o Exército por meio de nota.
O texto termina com pedido de desculpas. "A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada reitera seu compromisso com a população afetada pela catástrofe ambiental, em especial com os moradores de Canoas, manifesta sua solidariedade a todos os moradores que foram erroneamente informados e pede sinceras desculpas pelo ocorrido."