Reforço
Governador Eduardo Leite entrega 36 novos veículos para o Corpo de Bombeiros em Canoas
Evento organizado na Ulbra, na manhã desta sexta-feira (6), também teve a formatura de 295 bombeiros ao cargo de segundo-sargento
Última atualização: 06/12/2024 14:30
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul acaba de ser reforçado. Na manhã desta sexta-feira (6), o governo do Estado organizou a entrega de 36 novos veículos - entre caminhões, caminhonetes e viaturas leves – à corporação.
ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.
A entrega dos veículos ocorreu no Complexo Esportivo da Ulbra, com o ginásio servindo para a organização da formatura de 295 bombeiros ao cargo e segundo-sargento Quadro de Praças Bombeiro Militar.
O governador Eduardo Leite esteve presente e fez questão de destacar a atuação dos profissionais em 2024, ano em que uma catástrofe atingiu o RS e exigiu de homens e mulheres da corporação uma entrega como nunca.
“O enfrentamento às enchentes mostrou a garra e a capacidade técnica dos profissionais”, elogiou. “Homens e mulheres que venceram o cansaço, colocando a própria vida em risco. O Estado só tem a dizer obrigado”.
O investimento é de aproximadamente R$ 35 milhões e os veículos serão distribuídos para todo o Estado a partir dos próximos dias. Canoas e Nova Santa Rita receberão um veículo para cada cidade.
Já sobre os novos sargentos, o curso de habilitação ocorreu na modalidade híbrida - educação à distância e presencial – ao longo do ano, com um total de 602 horas-aula, segundo o Estado.
“Foram mais de mil resgates exclusivamente no atendimento às enchentes”, ressaltou o secretário Estadual da Segurança Pública, Sandro Caron. “Ninguém discute a importância do bombeiro. O RS conta com vocês”.
Mais investimentos
O governador Eduardo Leite voltou a ressaltar durante o evento que os investimentos na segurança pública e, consequentemente, para o Corpo de Bombeiros deve continuar a partir do próximo ano.
Leite prevê mais de R$ 280 milhões em investimentos até o final de 2026. No total, serão preenchidas 2.774 vagas na Brigada Militar (BM), na Polícia Civil (PC), no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e no Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Os editais, com regramentos específicos para concorrência às vagas de cada corporação, bem como as datas e etapas dos processos seletivos serão divulgados em breve. O prazo para o chamamento, garante o governador, deve ocorrer até abril de 2026.
“Seguiremos trabalhando para reforçar a Segurança Pública e, assim, garantir a atenção que o povo gaúcho merece, com um Estado tranquilo, em paz, e que seja o melhor lugar para se viver”, disse.