Com a chegada de uma criança, as famílias planejam o quarto do bebê e o enxoval do recém-nascido. Mas com as enchentes de maio, muitas mães e pais precisaram deixar esse cuidado em segundo plano. Para atender essas famílias, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está distribuindo kits do programa estadual Mãe Gaúcha para gestantes e puérperas com itens para os cuidar dos bebês.
Nesta terça-feira (19), a futura mãe de gêmeos Grazieli de Azevedo Beineke, 40 anos, recebeu dois kits no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste-Harmonia. A moradora do bairro teve a casa atingida pelas cheias há seis meses atrás e ainda está se recuperando. “Estamos começando a reconstruir, a arrumar as nossas coisas, e por isso ainda não deu para montar o enxoval”, conta.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A bolsa da maternidade montada pelo governo do Rio Grande do Sul conta com cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias. “Eu gostei da toalhinha. Já saem do banho com a toalha de capuz. É muito fofo”, destaca Grazieli.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Saulo Gil, o município de Canoas recebeu 1.032 kits do programa estadual, mas teve perda total em razão das enchentes. Em 14 de outubro, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou uma nova entrega com a mesma quantidade.
“A reposição foi rápida e para nós é muito importante porque conseguimos dar atenção aos futuros canoenses. As mães ficam felizes com os kits, gera uma ansiedade, expectativa de ver os filhos com as roupinhas”, declara o secretário.
Até o momento, 149 bolsas com os itens para os recém-nascidos já foram entregues no município. Para Grazieli, a iniciativa é bem-vinda. “Acredito que vai ajudar bastante. É um incentivo e um alívio para as mães. Posso dizer que me deu uma sensação de acolhimento, de afeto”, afirma.
Como receber o kit
Os kits do programa Mãe Gaúcha, do governo do Estado em parceria com os municípios, são entregues para puérperas e gestantes a partir da 28ª semana de gravidez em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza.
Para receber é preciso estar fazendo acompanhamento pré-natal, estar inscrita no Cadastro Único e receber o benefício do Bolsa Família ou estar aguardando o deferimento da inscrição no programa.
As distribuições estão sendo feitas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.
LEIA TAMBÉM