Em razão dos alertas de chuva e ventos fortes previstos para esta quinta-feira (24), o gabinete de crise junto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da Segurança Pública de Canoas, está aberto para monitorar a situação na cidade.
Nesta quarta-feira (23), as equipes já começaram a executar ações preventivas com hidrojatos, em pontos considerados críticos, segundo a Prefeitura de Canoas.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), estão previstos volumes de chuva de até 50 milímetros, em um intervalo de 24 horas. A previsão meteorológica também chama atenção para os ventos que podem alcançar a velocidade de 100 km/h.
Com base no prognóstico, o gabinete de crise monitora os possíveis transtornos, como quedas de árvores e danos na rede elétrica.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
De acordo com a Prefeitura de Canoas, as oito casas de bombas da cidade possuem geradores e terão plantão de equipes ao longo da quinta-feira. A operação conta com suporte de motobombas, assim como caminhões hidrojatos, caminhões-garra, retroescavadeiras e caminhões caçamba para atendimento a possíveis ocorrências.
Subprefeituras de plantão
Todas as subprefeituras também estarão em regime de plantão. Confira como entrar em contato:
– Subprefeitura Sudoeste (Rio Branco) – (51) 9357-5585
– Subprefeitura Sudeste (Niterói) – (51) 3475-2525
– Subprefeitura Nordeste (Estância Velha) – (51) 9815-0012
– Subprefeitura Noroeste (Mathias Velho) – (51) 9241-2644
– Subprefeitura Centro – (51) 98255-1412
Telefones de emergência
Situações de emergência relacionadas à chuva, como pontos de alagamentos, destelhamentos causados por ventos ou granizo, resgates e quedas de árvores podem ser informadas pelo SOS Canoas (51 3236-2000), a partir das 10 horas de quinta-feira. O número não recebe ligações, apenas mensagens.
A Guarda Municipal (GM) também está de prontidão pelos telefones 153 ou (51) 3236-3888.
Eventuais demandas de necessidade de sinalização de ruas, devido à queda de árvores ou alagamentos, devem ser repassadas à Diretoria de Trânsito, pelo número 156.
Fique atento
A Defesa Civil de Canoas orienta que a população nas ruas tenha atenção com árvores, postes e placas durante os fortes ventos. O ideal é buscar abrigo.
Já para quem estiver dentro de casa, a recomendação é fechar portas e janelas, assim como retirar da tomada os eletroeletrônicos. Os animais de estimação devem ser abrigados e mantidos em segurança. Os veículos devem ser deixados em locais cobertos e protegidos.
LEIA TAMBÉM