SEGURANÇA
Furtos e assaltos têm queda na região central, diz Prefeitura
Redução no número de ocorrências é confirmado pelo presidente da CDL Canoas, Everton Netto
Última atualização: 18/10/2023 17:42
“A queda no número de furtos e roubos em estabelecimentos comerciais do centro da cidade é real”, afirma o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Canoas (CDL), Everton Netto. A fala tem relação com as ocorrências que preocupavam os empresários canoenses na primeira quinzena do mês de julho. “Saímos da última reunião muito otimistas pelas ações da Secretaria de Segurança e de todo o grupo de trabalho formado pelas forças de segurança.”
A Prefeitura de Canoas apresentou na última semana, os dados que demonstram as inclinações de baixa nos episódios. “O otimismo é justamente por enxergar que todos estão focados em resolver os problemas. Afinal, estamos nos aproximando do Natal e a nossa principal preocupação é em dar mais tranquilidade para os consumidores na hora de comprar”, afirma Netto.
O presidente da CDL explica que desde a segunda quinzena de julho, mais viaturas da Brigada Militar (BM) são vistas nas ruas. “O policiamento ostensivo está mais presente, as estratégias estão bem definidas pelas forças de segurança. Todas essas ações trouxeram bons resultados.” Há mais de um mês, três furtos e três roubos haviam sido registrados na região central da cidade.
Ações
Desde então, segundo a Secretaria de Segurança, a Guarda Municipal realizou 22 atividades de ronda e policiamento no Centro. Foram 74 boletins de atendimento, 63 envolvendo patrulhas e atividades preventivas. “Temos muito ainda pra fazer, mas o grande destaque é que os resultados já estão aparecendo e que a gente vem trabalhando conjuntamente. Então está validado que juntos somos mais fortes”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Guilherme Pacífico, elogiando a integração com a BM e Polícia Civil.
Novo lançamento
Netto adiantou que na próxima segunda-feira (4) será lançado em Canoas o projeto “Juntos pela Segurança”, com a participação da CICS, Sindilojas e Consepro. “Vamos organizar ações específicas para orientar o empresário em caso de novos problemas. A Polícia Civil comunicou que haviam pouquíssimos registros de boletins de ocorrências nas delegacias. Sempre que houver um assalto ou furto, é fundamental fazer a denúncia.”
O presidente da CDL destaca a parceria entre os setores pelo bem do município. “Essa união do público e privado tem um único objetivo, resolver a segurança pública. Nossa preocupação, como representantes da classe empresarial de Canoas, é válida, pois gera circulação de pessoas, o que contribui automaticamente para o desenvolvimento da cidade”, completou.