abc+

Preocupação

Formação de ciclone pode causar temporais, avisa o Escritório Climático de Canoas

Alerta é válido para esta quarta (13) e quinta-feira (14), quando um ciclone extratropical se forma no oceano Atlântico. Previsão é de 100 milímetros de chuva em 24 horas

Publicado em: 12/09/2023 às 15h:53 Última atualização: 18/10/2023 às 18h:57
Publicidade

A instabilidade no clima ganhou força desde a noite desta segunda-feira (11) e deve permanecer assim pelos próximos dias. Isso segundo o Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas.

Árvore caída no Parque Universitário causou estragos na rede elétrica



Árvore caída no Parque Universitário causou estragos na rede elétrica

Foto: GUARDA MUNICIPAL/DIVULGAÇÃO

Conforme apontamento do Escritório, entre quarta (13) e quinta-feira (14), um ciclone extratropical se forma no oceano Atlântico, na altura do Rio Grande do Sul, o que intensifica as chuvas e aumenta o risco de temporais no Estado.

Em Canoas, os volumes de chuva podem ser altos, com potencial de alagamentos, além do risco de alta incidência de raios, granizo e rajadas de vento de moderadas a fortes no município.

Com base nos prognósticos meteorológicos, o Eclima informa que há alta probabilidade de acumulados entre 50 a 100 milímetros em questão de 24 horas.

A expectativa é de que o tempo mude somente na sexta-feira (15), a partir do avanço de uma massa de ar seco na cidade, responsável por uma grande oscilação da temperatura ao longo do dia.

O forte vento que atingiu o Rio Grande do Sul no final da noite desta segunda-feira deixou seu rastro em Canoas. Mais de 10 mil pessoas amanheceram sem luz na manhã desta terça-feira (12).

Segundo a concessionária Rio Grande Energia (RGE), muitos objetos e galhos de árvores de grande porte acabaram caindo sobre a rede elétrica, causando prejuízo no fornecimento.

Ao todo foram, 16 mil atingidos somente na Região Metropolitana, o que acabou criando problemas até mesmo de abastecimento de água em algumas cidades.

Moradora do bairro Harmonia, Helena Munhoz acordou sem luz. Ela conta que chegou a pensar que as janelas de vidro do quarto seriam arrancadas com a força do vento.

“Tremia tudo dentro de casa”, diz a vendedora de 32 anos. “Pensei que iria arrebentar as janelas, mas no fim passou e acabei pegando no sono. O problema é que acordei e tive que tomar banho gelado para ir trabalhar”.

Por meio do Escritório de Comunicação, a Prefeitura de Canoas informou que equipes trabalharam ao longo de todo o dia na limpeza e remoção de árvores em algumas vias nesta terça-feira.

No bairro São José, devido à força dos ventos de aproximadamente 70 km/h, uma árvore de grande porte caiu na Rua Ramiro Barcelos, próximo à Praça do Parque Universitário.

Também houve queda de árvores nos bairros Estância Velha, Harmonia, Mathias Velho e Niterói. Felizmente, ninguém ficou ferido, segundo a Defesa Civil de Canoas.

“Acredito que escapamos do pior cenário, como o que aconteceu no Sul do Estado, onde houve vento com chuva e destruição”, avaliou o secretário adjunto Igor Sousa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade