ALÍVIO

Força-tarefa entre a comunidade e equipes da Prefeitura evita alagamentos em Canoas

Até a manhã deste domingo (16), o município segue sem registro de transtornos oriundos da chuva

Publicado em: 16/06/2024 11:33
Última atualização: 16/06/2024 11:40

Após o terrível mês de maio, a previsão de chuva mais volumosa se tornou motivo de angústia e apreensão para a maioria dos gaúchos. Em Canoas, a situação não é diferente. O fim de semana começou com mutirões entre moradores de diferentes bairros do lado oeste para a desobstrução de bocas-de-lobo. A comunidade unida realizou a limpeza de diversos bueiros. Equipes da Prefeitura também atuam nas regiões para a remoção de lixos, entulhos e auxílio da drenagem e do desentupimento das galerias.

Previsão do tempo aponta acumulado de chuva entre 50 e 100 milímetros para este domingo (16) Foto: Paulo Pires/GES

Até a manhã deste domingo (16), a força-tarefa apresentou resultados positivos. O município não registra pontos de alagamentos. Apesar do cenário favorável, as medidas preventivas, recomendadas pela administração municipal, seguem em vigência. O plano de contingência orienta que a população evite a circulação em áreas classificadas como “manchas de inundação” e, em caso de alagamentos, os moradores devem evacuar os locais.

O alerta está mantido para todos os bairros do lado oeste: Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho, São Luís (lado oeste) e partes do bairro Niterói (lado leste). No Niterói, o aviso é para as áreas que já têm histórico de alagamento. Conforme a Prefeitura, todas as oito casas de bomba estão funcionando e as 50 motobombas estão aptas para auxiliar na drenagem das águas.

Em caso de necessidade de evacuação, a Defesa Civil de Canoas está com 12 equipes volantes distribuídas pelos bairros Mathias Velho, Harmonia, Mato Grande, Fátima, Rio Branco e Niterói. As pessoas que precisarem de auxílio para evacuação devem acionar o SOS Canoas, pelo WhatsApp (51) 3236.2000, que atenderá pedidos de abrigamento, solicitação de resgate e informações sobre pontos de alagamento. A ação também conta com o apoio do Exército, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e forças policiais, além da atuação das secretarias de Segurança Pública e Transportes e Mobilidade. Para acolher as famílias, a Prefeitura disponibilizou 38 abrigos.

Previsão do tempo

Domingo (16): o tempo fica instável, com picos de chuva moderada a forte. O volume pode ser significativo, entre 50 e 100 mm, com potencial para alagamentos. A temperatura oscila pouco. Mínima de 18°C e máxima de 21°C.

Segunda-feira (17): o tempo fica instável, com alternância entre períodos de melhoria e pancadas de chuva em Canoas. A temperatura oscila pouco, devido ao predomínio de vento Sul. Mínima de 18°C e máxima de 22°C.

Terça-feira (18): mais um dia úmido com variação de nuvens e pancadas de chuva em Canoas. Em geral, a tendência é de baixos acumulados. Mínima de 18°C e máxima de 25°C.

Quarta-feira (19): a chuva deve ser mais volumosa e persistente durante o dia, com acumulados expressivos, porém, inferiores a domingo. Não se descarta transtornos pontuais. Mínima de 18°C e máxima de 21°C.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas