abc+

Serviço

FORÇA-TAREFA EM CANOAS: Já são 4.247 novas Carteiras de Identidade entregues em 2024

Secretaria de Segurança Pública informa que grande parte é para moradores de Sapucaia, Esteio e Gravataí procuram atendimento

Publicado em: 31/07/2024 às 13h:02
Publicidade

Foi em abril que a Secretaria de Segurança Pública de Canoas anunciou um convênio com o Instituto-Geral de Perícias (IGP) para garantir a ampliação do atendimento nos Postos de Identificação da cidade.

Na época, a administração anunciou que queria ter unidades em funcionamento em todos os quadrantes onde estavam instalados os Centros de Acesso aos Direitos (CAD): Rio Branco e Mathias Velho; Niterói e Guajuviras.

Foram dois instalados no Niterói e Mathias Velho, mas a tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul e inundou metade de Canoas acabou alterando a agenda e prejudicando o atendimento à população.

Como lembra o secretário Guilherme Pacífico, em meio a tragédia, os CADs Rio Branco e Mathias Velho acabaram cheios de água, interrompendo de imediato os serviços prestados à população.

“Realocamos o atendimento de Carteiras de Identidade para o prédio do Procon assim que possível, mas a situação já era bastante diferente do quadro que tínhamos no começo do ano quando o convênio com o Estado foi firmado”, esclarece.

Ao todo, já são 4.247 novas Carteiras de Identidade entregues em 2024, conforme apontamento da Secretaria de Segurança. Grande parte oriunda de moradores das cidades de Gravataí, Cachoeirinha, Esteio e Sapucaia.

“O serviço parte do Estado, então quem agenda pode receber o atendimento em Canoas”, explica. “E Canoas é solidária para receber a população mesmo em um momento especialmente sensível para os moradores daqui”.

Não existe um número oficial, no entanto, a Secretaria estima que milhares de moradores de Canoas perderam os documentos pessoais durante o período mais crítico das cheias, quando precisaram sair correndo de casa.

“Não sabemos se 10 ou 100 mil canoenses estão sem documentos de identificação”, argumenta. “O que entendemos que há uma demanda enorme e ela precisa ser atendida devido à importância do documento na vida de cada um”.

Prazo até 2032

O acréscimo por solicitações de Carteiras de Identidade parte também de uma divulgação do próprio Estado a respeito da necessidade de substituição dos documentos para o novo modelo estabelecido.

Pacífico, entretanto, lembra que a substituição pode ocorrer até 2032, prazo final para a troca do documento, não havendo real exigência de quem fez o RG a partir de 2006 de acrescer demanda aos órgãos agora.

“O cidadão que tirou a carteira em 2006 precisa evitar as filas, porque a demanda agora é enorme”, adverte. “Caso agende o serviço, está deixando de colaborar com aquelas pessoas que perderam o documento na tragédia e precisam de imediato da identificação”.

Atendimentos junto a unidade do Procon ocorrem, de segunda  a sexta-feira, das 8 às 17 horas



Atendimentos junto a unidade do Procon ocorrem, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Foto: PMC/DIVULGAÇÃO

Responsabilidade

Um servidor de carreira da Polícia Civil, o delegado Guilherme Pacífico também pediu a compreensão da população quanto ao atendimento. Canoas tem à disposição servidores ligados à Secretaria de Segurança Pública bastante qualificados no serviço, ele defende.

“Leva no mínimo 20 minutos o atendimento porque existe um rito necessário no cadastramento do cidadão”, frisa. “Não dá para o servidor fazer o registro correndo, porque são informações que vão acompanhar o cidadão para o resto da vida. É um serviço de muita responsabilidade”.

Perdeu os documentos na enchente?

Conforme a Secretaria de Segurança Pública, para quem perdeu os documentos durante as cheias, o primeiro passo para fazer a Carteira de Identidade é tirar uma segunda via da certidão no cartório: Certidão de Casamento para os casados, divorciados ou viúvos; Certidão de Nascimento para os demais.

Canoas possui Cartórios de Registro Civil na Rua Padre Anchieta 84, no bairro Niterói e na Avenida Victor Barreto 1040, perto da Estação Mathias Velho, na área central. Com o documento, o segundo passo é agendar um horário com o IGP no site: http://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade.

Postos de Identificação

Canoas tem um Posto de Identificação instalado junto ao Centro de Acesso a Direitos (CAD) Niterói, na Rua Barão do Rio Branco 91, com atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. Também há uma unidade instalada junto ao Procon, na Rua General Salustiano 142, no bairro Marechal Rondon.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade