Centenas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Canoas estão apreensivos com o fim do contrato de serviços de fisioterapia da Eternità Clínica Integrada com a Prefeitura. A empresa era responsável pelo atendimento e tratamento de pessoas em reabilitação de funções motoras e recuperação de lesões. Com o convênio encerrado no início de maio, a renovação de atendimento, após dez sessões, deixou de ser feita pela clínica.
“Quando completei a décima sessão, recebi a notícia de que não haveria renovação, independente da necessidade de continuidade do tratamento. Eles disseram que eu deveria procurar uma Unidade de Saúde ou a Secretaria Municipal de Saúde para obter mais informações sobre o assunto”, relata a moradora do bairro Niterói Daiane de Souza.
A assistente administrativa, de 43 anos, estava em tratamento de sequelas motoras desde outubro.
“Em 2023, precisei realizar a remoção de um cisto no cérebro e fiquei com sequelas motoras. Tive que reaprender tudo do zero. Desde andar até escrever. Depois de sete meses aguardando tratamento, em outubro, consegui uma vaga para fazer fisioterapia. No início de julho, recebi a notícia de que a clínica não ia mais atender SUS”, lamenta Daiane.
A paciente alega que, até o momento, não foi redirecionada para seguir com as sessões em outro local.
“Essa espera pode retroceder o tratamento que já estava fazendo. Até o momento, todos os pacientes que conheço estão na mesma situação, ninguém recebeu nenhuma ligação da Secretaria Municipal de Saúde”, diz.
A também paciente Angela Maria Tartarotti, 67, alega que também foi informada do cancelamento quando foi fazer um atendimento na clínica.
“Há dois anos tive um AVC [Acidente Vascular Cerebral]. Como consequência, fiquei com dificuldades de equilíbrio e locomoção. Não tenho como pagar as sessões particulares, mas também não posso ficar sem o tratamento. Não quero ficar sem andar novamente”, frisa a aposentada.
O que diz a Eternità Clínica Integrada
Segundo a sócia-proprietária da Eternità Clínica Integrada, Aline dos Santos, a empresa não tinha conhecimento de que poderia participar de uma nova licitação.
“Ficamos cinco anos, a cada ano o contrato era renovado. Temos interesse em continuar atendendo via SUS. Somos a única clínica com capacidade para atender a demanda atual da cidade. Diariamente, atendíamos em média 300 pacientes. Estamos na expectativa da abertura para um novo credenciamento.”
Conforme Aline, a clínica segue atendendo os pacientes que não completaram dez sessões.
“Com o fim do convênio, quando o paciente chega na 10ª sessão, ele é informado que deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Enviamos a lista de pacientes para a secretaria. A responsabilidade de comunicação e realocação é da Prefeitura. Seguimos na expectativa de abertura de credenciamento para retomar os atendimentos”, finaliza.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Canoas afirma que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará contato até sexta-feira (26) com pacientes que necessitam de renovação de sessões ou ainda não iniciaram o tratamento.
“Os pacientes serão redirecionados aos demais serviços de atendimento conveniados ao Município, que no momento são quatro: Clínica de Fisioterapia Bela Vista, Studio Proativo Condicionamento Físico, Hospital Universitário e Hospital Nossa Senhora das Graças”, diz.
Segundo a SMS, em breve será aberto um novo credenciamento de clínica para atender à demanda. No entanto, a data ainda não foi divulgada.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags