67ª EDIÇÃO
Festa de São Cristóvão terá programação diferenciada
Após missa, procissão e bênção aos motoristas não haverá festividades
Última atualização: 17/07/2024 18:52
Sob o tema Peregrinos da esperança, perseverantes na fração do pão e na oração, a novena do Santuário São Cristóvão, em Canoas, inicia nesta sexta-feira (19). O período de nove dias de reza, antecede a missa e a procissão do santo padroeiro dos motoristas, São Cristóvão, que ocorrerá no dia 28 de julho, a partir das 8 horas.
"Nossa missa contará com a presença do Bispo Dom Odair. Após, teremos a procissão dos motoristas pelas ruas, em especial pela lateral da BR-116, e na sequência, a bênção dos veículos e condutores", explica o padre do Santuário São Cristóvão, Rodrigo Costa.
O tradicional festejo, com almoço e baile, após a bênção aos motoristas não será feito neste ano.
"Os bairros ainda estão sendo limpos, optamos por não fazer eventos sociais, além da missa e procissão. Devido às catástrofes climáticas que ocorreram na cidade e em outros municípios, a vida paroquial foi afetada. Nossas catequeses foram canceladas por alguns meses e também outras atividades suspensas. Mas nós conseguimos nos organizar para preparar algo religioso para ajudar as pessoas que todo ano desejam celebrar a data de São Cristóvão", diz.
O pároco enfatiza que Canoas recebeu muitas doações, quase todas transportadas por caminhões. Para ele, a celebração será um agradecimento a todos os motoristas que ajudaram das mais diferentes formas.
Para cada dia da novena, o Santuário, localizado na Rua Tupi, 228, bairro Igara, terá uma missa e confissão, a partir das 19h30 durante a semana e sábado e domingo às 19 horas.
"Convidamos padres diferentes para cada um dos dias. A novena é um momento onde as paróquias se reúnem para rezar. Para cada dia da novena, propomos um tema de aprofundamento na fé. Neste ano, refletiremos sobre o valor da Liturgia."
Capeletti e itinerário
No dia 25 de julho, Dia de São Cristóvão, o Santuário São Cristóvão promove a janta de sopa de Capeletti, no valor de R$ 30. Interessados em adquirir devem entrar em contato pelo (51) 3477-1908.
No dia 28 de julho, após a missa, que ocorre às 8 horas, na saída para o itinerário, os fiéis devem pegar a BR-116, pela lateral, até a Petrobras. Retorno por baixo do viaduto, BR-116 lateral, centro de Canoas, elevada da Metrovel/Cautol/ Guilherme Schell, retornando ao viaduto no bairro Rio Branco - BR-116. A chegada ao Santuário será pela BR-116 e Rua Tupi.