Em Canoas, o Feirão de Emprego realizado neste sábado (8), registrou baixa procura pelas 320 vagas disponibilizadas para trabalho na reconstrução e na limpeza da cidade. A ação, que ocorreu no bairro Mato Grande, contou com poucos candidatos para os cargos de operador de retroescavadeira, motorista de caçamba e operário.
Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), a pasta não descarta novos feirões durante a próxima semana. Segundo a diretora do Desenvolvimento Econômico, Gislaine Silveira, bairros como Guajuviras, Niterói e Centro estão entre as possibilidades de locais.
“Acredito que o pessoal reservou o dia para limpar as casas. Tivemos um bonito sábado de sol. Esperávamos mais pessoas, pela manhã, foram cerca de 40 atendimentos. É um número pequeno em comparação com a quantidade de vagas disponíveis. Diante da urgência de preenchimento desses cargos, é provável que façamos outros feirões. Até o fim do domingo [9], vamos anunciar como será o cronograma da semana. Divulgaremos no site e nas redes sociais da Prefeitura”, salientou a diretora.
A terceirizada Komak Máquinas foi contratada pela Prefeitura de Canoas para a realização de serviços de manutenção e limpeza do município. Por meio do contrato, a empresa está ofertando 200 vagas para operário, 40 para operador de retroescavadeira e 80 para motorista de caçamba.
Conforme a responsável pelo setor de Recursos Humanos (RH) da Komak, Diessica Rodrigues, os candidatos não precisam possuir curso para operador de retroescavadeira e motorista de caçamba, apenas experiência. Já para as vagas de operário, não há necessidade de experiência. Para todos os cargos, a escolaridade mínima é o ensino fundamental completo. Os salários variam de R$ 1.510,17 a R$ 2.251,19, além de um adicional de 564,80 de insalubridade. A empresa também oferece vale-transporte e refeição.
“Todas as vagas são para turno da noite, das 19 às 2h30. O preenchimento das vagas é imediato, ou seja, se o candidato passar na entrevista, começará a trabalhar nos próximos dias”, explica Diessica.
Amigo avisou
Desempregado desde março, Rogério Teixeira, 57, conta que ficou sabendo do Feirão por meio de um amigo.
“Assim que soube, hoje pela manhã, vim para tentar uma vaga para motorista de caçamba. Estou com uma boa expectativa. Preenchi todos os meus dados. Na segunda-feira devo ter a resposta, que espero que seja positiva”, comentou o motorista de caminhão.
LEIA TAMBÉM