abc+

BEM-ESTAR ANIMAL

Feira de adoção de animais acontece neste sábado (28) em Canoas

Evento com 240 cães adultos e filhotes acontece nos galpões da Ulbra das 10 às 16 horas

Publicado em: 26/09/2024 às 18h:06 Última atualização: 26/09/2024 às 18h:10
Publicidade

No próximo sábado (28), acontece uma feira de adoção de cães no galpão 3, ao lado do estacionamento da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na Avenida Farroupilha, 8.001. O evento será das 10 às 16 horas.

O local é abrigo de 240 cães adultos e filhotes. Os interessados em levar um novo amigo para casa precisam apresentar documento com foto, passar por entrevista e assinar o termo de adoção.

Evento de adoção de cães acontece neste sábado (28) no galpão 3 da Ulbra



Evento de adoção de cães acontece neste sábado (28) no galpão 3 da Ulbra

Foto: Paulo Pires/GES

Segundo a organizadora da feira e coordenadora do abrigo, Camila Schmitz, o galpão chegou a abrigar 1.950 animais. “É muito importante a adoção pois é a forma de salvar a vida destes animais, para que eles possam ter uma vida digna longe do abrigo e com uma família”, declarou.

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Cerca de 830 cães e gatos estão esperando por um lar após as enchentes que atingiram Canoas em maio. Além do galpão da Ulbra, os animais estão sendo cuidados por mais 6 abrigos na cidade, incluindo a Secretaria Municipal de Bem-Estar (SMBEA).

“O abrigo não é o local do animal. Por mais que ofereçamos tudo, ali não é o local dele. Esperamos que as pessoas se conscientizem sobre a adoção”, afirmou a secretária da pasta, Fabiane Borba.

Na sede da SMBEA, localizada na Avenida Boqueirão, 1.986, os animais podem ser adotados de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. É preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência, além de passar por entrevista e assinar o termo de adoção.

Animais da cidade adotados na Capital

Os animais de Canoas participaram do Piquete AdoTchê durante a Semana Farroupilha, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre. O evento foi organizado por voluntários do coletivo Arcanimal. 

“Aproveitamos o movimento no acampamento farroupilha e organizamos essa ação”, explicou a servidora do MPRS e voluntária Danielle de Mello Berbigier.

Participaram do evento 36 cães e gatos da SMBEA e da Organização sem fins lucrativos SOS Operação Nazário, mas somente 4 animais foram adotados no local. Mas teve uma que chamou a atenção pelas redes sociais.

A cachorrinha Lola, também chamada de Princesa, 8 anos, foi adotada pela arquiteta Ana Paula Batistela, moradora de Florianópolis, Santa Catarina. A nova tutora viu uma foto no Instagram de uma amiga e entrou em contato com o Arcanimal. “Aquele olhar doce, meigo, simpático e amigo conquistou meu coração, e logo busquei informações sobre a possibilidade de poder adotá-la”, declarou. 

A cachorrinha Lola está no abrigo da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal e foi adotada pelas redes sociais por uma moradora de Santa Catarina



A cachorrinha Lola está no abrigo da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal e foi adotada pelas redes sociais por uma moradora de Santa Catarina

Foto: Divulgação

Mas a decisão de adotar não foi fácil. “Confesso que relutei um pouco para adotar um cãozinho através de rede social, porque acredito que quem adota é o pet. Penso que o ideal é ter um primeiro contato para então ver a receptividade do cão e sua aceitação para a nova família”, explicou a arquiteta.

Ana Paula se encantou com os conteúdos que foram postados nas redes sociais. “Eu me senti encorajada pela própria Lola a dar o primeiro passo através dos vídeos e acredito que encontramos uma querida companheira para o nosso pet Duke”.

A viagem de Lola estava marcada para quinta-feira (19), mas precisou ser adiada. A cachorrinha precisou fazer um procedimento cirúrgico para retirada de coto remanescente, mas já está se recuperando, segundo a SMBEA.

A ida para a nova família ainda não foi marcada. “Agora estamos aguardando a sua chegada, na expectativa que Lola e Duke se afinem para construírem juntos um convívio saudável”, declarou.

“Acredito que adotar um novo membro para a família não é só desejar ou idealizar uma situação, temos de ter este cuidado, e que além do período de adaptação, é preciso manter o compromisso de responsabilidade, respeito e sempre dedicação para que o pet consiga sentir-se bem e amado no seu novo lar”, completou. 

As feiras de adoção estão sendo organizadas duas vezes por mês em Canoas. “Nós observamos que muitas pessoas não vieram buscar os animais. Continuamos fazendo as feiras para que a população, que tem espaço e condições, continue adotando”, enfatizou a secretária da SMBEA, Fabiane Borba.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade