No próximo sábado (7), os canoenses terão mais uma oportunidade de levar um amigo para casa. A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) estará promovendo uma feira de adoção no Parque Getúlio Vargas, entre 13 e 17 horas.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Os cães e gatos estão abrigados na SMBEA e no Abrigo Palmira Gobbi, nos galpões da Ulbra. De acordo com a Prefeitura de Canoas, são cerca de 700 animais que ainda aguardam ser adotados.
Os interessados em adotar, precisam apresentar um documento com foto, comprovante de residência e preencher um formulário de entrevista. A administração municipal recomenda que o animal apenas se houver condições e interesse reais de mantê-lo, com espaço físico e estrutura adequados.
Um final feliz
No mês passado, o Black foi adotado pela atendente Júlia Vieira, 34 anos. O cachorro ficou 20 dias em cima de um telhado durante o desastre climático de maio e foi tratado pelos profissionais da secretaria.
A história foi divulgada nas redes sociais, chegando até a Júlia que queria adotar um animal depois de perder uma cachorrinha. “Eu vi que ele tinha ficado em cima do telhado, que era um cão que estava muito amedrontado, que estava com corrente no pescoço. Eu olhei e na hora já me veio na cabeça que seria ele”, conta.
A Julia entrou em contato com a SMBEA e passou por todo o processo de entrevista e preenchimento de formulário. Agora, o cão se diverte com mais duas cachorras, uma galinha e uma calopsita. “A adaptação dele foi bem tranquila. Ele já chegou brincando com nós, jogando bolinha e obedecendo os comandos. Ele é muito carinhoso e companheiro, já me espera no portão”, afirma.
E como muitos dizem, a adoção é uma via de mão dupla: Julia também foi adotada pelo Black. “Quando eu cheguei no Bem-Estar, ele me acolheu muito bem. Me deu a patinha, pulou em mim, me jogou a bolinha”, relembra.
“Um recado que eu deixo para todos que ainda tem dúvida em adotar um cãozinho é que adotem. Eles são luz, amor e merecem uma nova chance de serem felizes e ganharem um novo lar”, frisa Júlia.
Cuidados especiais
A adoção do Black também foi viabilizada pela trabalho desenvolvido pela médica veterinária comportamental Ana Lucia Baldan, na SMBEA. “O Black trouxe muito trauma do resgate. Toda vez que chegavam perto dele, se aproximavam, ele achava que iam fazer a contensão”, relembra.
Segundo a veterinária, foi necessária paciência e cuidado para cuidar do cão. “Todo tipo de interação humano-cão é importante para a recuperação. Eu me aproximei, fiz carinho, e pedia para as pessoas irem devagar com ele.”
Para a Lu, como é conhecida, fazer eles se sentirem bem toda a diferença neste momento. “Trabalhar o comportamento medroso dos animais ajuda na adoção, como foi a do Black”, destaca.
Adoções durante a semana
Além das feiras de adoção que são organizadas com frequência pela administração municipal, os interessados podem comparecer na sede da SMBEA e no Abrigo Palmira Gobbi durante a semana.
SMBEA
Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas
Aos sábados, conforme a realização de feiras previamente divulgadas
Endereço: Avenida Boqueirão, 1986
Abrigo Palmira Gobbi
Segunda-feira a sábado, 10 às 18 horas
Aos domingos, das 10 às 16 horas
Endereço: galpões da Ulbra – Avenida Farroupilha, 8001
LEIA TAMBÉM