Na quarta-feira (26), animais resgatados durante a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul foram levados para novos lares em outros estados. A bordo de uma aeronave da FAB, 18 cães e 2 gatos que estavam em abrigos de Canoas foram transportados para o Rio de Janeiro e para Brasília.
O voo decolou da Base Aérea de Canoas e pousou na Base Aérea do Galeão (RJ) e, depois, na Base Aérea de Brasília (DF).
A ação é desenvolvida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-RS) em parceria com a FAB. Cerca de 400 animais já foram transportados para adotantes de outros estados. Veterinário do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) acompanharam o trajeto.
A adoção é feita por meio da plataforma oficial para pets do governo do Estado. “Os adotantes passam por uma triagem. Na entrevista, perguntamos se eles já tiveram animal, por quanto tempo, se conseguem levar o animal para consultas periódicas no veterinário, interagir com eles e comprar ração”, explica a coordenadora do Gabinete de Crise da Causa Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Amanda Munari.
Os animais são castrados, microchipados, vermifugados e vacinados. Aos adotantes, é solicitado que busquem o animal no aeroporto de destino. O acompanhamento da adoção dos pets é feito por meio de um grupo de WhatsApp.
“A FAB já fez mais de dez viagens transportando os animais. Vamos seguir com a ação enquanto houver disponibilidade de voos”, afirma Amanda Munari.
LEIA TAMBÉM