A exposição AMAmentação foi inaugurada nesta quinta-feira (1º) no Espaço Cultural do Canoas Shopping (av. Guilherme Schell, 6750, 2º andar).
Em prol do Agosto Dourado, mês dedicado a incentivar o aleitamento materno, fotografias de mães amamentando seus bebês serão exibidas até o dia 31 deste mês.
A campanha de Agosto Dourado foi instituída por lei federal em 2017, com objetivo de promover a divulgação dos benefícios do aleitamento materno, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser exclusivo até os 6 meses de idade. A OMS recomenda seguir com a amamentação até, pelo menos, os 2 anos de idade da criança.
Esta é a terceira edição do evento criado a partir da parceria entre a fotógrafa Dieny Marques, 36 anos, e a consultora de amamentação Mari Ahlert, 43.
“Geralmente, as mães não tem fotos bonitas desse momento. Agregamos o conhecimento que eu tinha de fotografia materno-infantil ao trabalho de amamentação da Mari”, conta Dieny.
“Elaboramos essa campanha para que as mães pudessem ter fotos amamentando. Muitas delas lutam bastante para poder amamentar, é um momento muito importante e bonito”, explica Mari.
No último dia da exposição, em 31 de agosto, um “mamaço” coletivo vai ser promovido. A ideia é que mães que amamentam compareçam à exposição junto de seus bebês, para divulgar e apoiar o movimento.
A arquiteta Jéssica Batista, 31, foi fotografada nas três edições da exposição.
“A Mari me atendeu com meu primeiro filho. Fiz as fotos duas vezes com ele e agora estou com a Helena, minha recém-nascida. Quando comecei a amamentar ela, doeu muito, e eu decidi que eu precisava participar das fotos de novo. Dá um orgulho”, conta Jéssica.
Ao todo, quatro mães participaram das três edições do projeto.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags