OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO
Excesso de velocidade contabilizou 6,2 mil multas em Canoas
Média mostra que 4,5% dos motoristas trafegam acima da velocidade permitida nas vias da cidade
Última atualização: 05/03/2024 10:33
Conforme dados da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), os três radares móveis à disposição da SMTM já registraram 6,2 mil ocorrências por excesso de velocidade entre 1º de janeiro e 20 de abril.
No total 10,3 mil multas foram aplicadas até o momento neste mesmo período no município. A média mostra que 4,5% dos motoristas andam acima da velocidade permitida nas vias da cidade. Destes, 20% cometem transgressão gravíssima.
Nos locais onde a velocidade máxima permitida é de 60km/h, a infração é considerada triplamente gravíssima. Além da multa de R$ 880,41, o motorista tem a carteira de habilitação suspensa e a necessidade realizar curso de reciclagem.
De acordo com o secretário interino de Transporte e Mobilidade, Gilson Azevedo, os radares móveis só podem ser utilizados em vias onde a velocidade é de 60km/h. "Quando a velocidade é menor, utilizamos outros métodos de prevenção."
Nessas áreas, o secretário afirma que uma das alternativas é a utilização das viaturas. "É a chamada presença ostensiva, quando estacionamos a viatura em um ponto estratégico. Quando o motorista avista a viatura do trânsito, automaticamente reduz a velocidade."
Outra questão abordada por Azevedo diz respeito à reincidência dos condutores. "Se for verificar, normalmente os mais multados são reincidentes."
Foco na educação
Para o secretário adjunto da Mobilidade Urbana, Israel Valladas, os números mostram que não há uma indústria da multa em Canoas. "Nosso foco é na educação do trânsito, não apenas em multar."
Valladas reitera que a grande maioria das infrações é por reincidentes. "As pessoas sabem que tem fiscalização, sabem a velocidade da via e se portar no trânsito. O bom motorista dificilmente é autuado", complementa o secretário adjunto.
Cinco vias com mais multas em Canoas
A Secretaria de Transporte e Mobilidade identificou cinco vias com o maior número de multas no município. Se destacam neste quesito as Avenidas Guilherme Schell, Sezefredo Azambuja Vieira, Santos Ferreira, Boqueirão e a Rua Açucena. "Estes são os principais pontos de alta velocidade na cidade."
Valladas explica que por conta do alto número de infrações, elas são também as mais fiscalizadas. "São vias de grande movimentação. A Guilherme Schell, por exemplo, é uma ligação importante para Porto Alegre."
O secretário Azevedo esclareceu que na maior parte das multas, os condutores estão distraídos. "Os casos mais comuns são de motoristas que estão a 70km/h onde o limite é 60km/h. É o famoso caso de distração ao volante. Há também os mais graves, com riscos."
Média de dez acidentes com gravidade por dia na cidade
Não são apenas as multas que preocupam as autoridades. O número de acidentes com algum tipo de lesão também é alto. "Temos em média dez acidentes com alguma gravidade por dia. A maioria deles causado pelo excesso de velocidade ou imprudência do condutor."
Ainda assim, a média de ocorrências sem lesões é maior. "São cerca de 12 acidentes apenas com danos materiais por dia", explica Azevedo. A preocupação vem crescendo com as colisões entre motociclistas. "São muitas, temos notado o avanço nestes acidentes."
Para fazer a precaução, cada vez mais a Secretaria pretende colocar viaturas nas ruas. "Não é só o pardal que vai ajudar. Também trabalhamos na revitalização da sinalização das ruas."