Transtornos

Excesso de chuva causa alagamentos em Canoas

Houve vias cobertas pela água, que acabou invadindo pátios e até alguns estabelecimentos nesta quinta-feira (26)

Publicado em: 26/09/2024 13:58
Última atualização: 26/09/2024 13:59

O excesso de chuva causou transtornos desde a madrugada desta quinta-feira (26), em Canoas. Houve vias cobertas pela água, que acabou invadindo pátios e até alguns estabelecimentos.

Transtornos causados pelo excesso de chuva começaram ainda durante a madrugada desta quinta-feira (26) em Canoas Foto: PAULO PIRES/GES

O motorista de aplicativo Ronaldo Mauá, 53 anos, relatou dificuldade para pegar passageiros desde o início da manhã, já que “pancadões” acabavam causando alagamentos rapidamente em algumas vias.

“Caia um pancadão e, de repente, a rua por onde eu tinha passado minutos antes, estava alagada”, explica. “Notei a mesma coisa no bairro Rio Branco, Fátima e no Mathias Velho desde que comecei a pegar passageiros”.

Além do problema para quem estava no trânsito, quem precisou sair a pé de casa também encontrou dificuldades e alguns precisaram deixar a residência com água pela canela, como explica a cozinheira Cristiane Macedo.

“A Cairu sempre enche de água quando dá chuvarada, por causa dos bueiros entupidos”, aponta a moradora do Rio Branco. “Durante a madrugada mesmo o meu pátio estava cheio d’água”, completa a trabalhadora de 44 anos.

Os problemas causados pela chuva chegaram a atingir também comerciantes e lojistas em alguns bairros. No Mathias Velho, por exemplo, a água ultrapassou o meio-fio da Avenida Rio Grande do Sul.

“Quem mora no Mathias Velho está acostumado a ter que conviver com chuva”, desabafa a comerciante Inês Santos. “Sei que choveu bastante, mas, às vezes, nem precisa chover muito para encher tudo de água”, reclamou a trabalhadora de 49 anos.

Foram 50 mm em dez horas

Segundo o monitoramento do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), nesta quinta-feira (26), entre o período de meia-noite e dez horas, foram registrados quase 50 milímetros (mm) de chuva no município.

O Eclima aponta que o bairro Guajuviras teve o maior volume, com 49,8 mm, seguido do Rio Branco (46 mm), Marechal Rondon (43,2 mm), Estância Velha (43 mm) Mathias Velho (40,8 mm), Fátima (40,4 mm), Niterói (39 mm)e Centro (38,7 mm).

Além de chuva forte, a previsão do tempo ainda apontava para ventos fortes durante temporais. Por volta das 9h25, as rajadas atingiram a velocidade de 60 km/h no Município.

Defesa Civil do Estado emitiu alerta para chuva com temporais e vento forte, granizo e alagamentos pontuais, válido até 20 horas desta quinta-feira (26). Em caso de emergência, ligue 190/193.

Trabalho

A Prefeitura de Canoas informa que adotou uma série de medidas preventivas, trabalhando em conjunto com diversas secretarias, diante do alerta de fortes chuvas e temporais neste meio de semana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas