As férias chegaram ao fim para os estudantes do curso de medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Nesta segunda-feira (5), os futuros médicos retornaram as aulas.
Com a volta dos estudos, também veio a expectativa de mais um semestre de estudo e um passo a mais para realizar o sonho de praticar medicina. É o caso do aluno Antônio da Cunha Ortiz, de 19 anos. “Esse é meu sonho desde os dois anos de idade. Eu quero ajudar as pessoas. Vou ser o primeiro médico na minha família, estou realizando meu sonho aqui na Ulbra”, conta.
Leia também: Canoas é a cidade com maior número de escolas fechadas devido a enchente
Já a acadêmica do 2º semestre Mariana Saffer revela que está ansiosa pela aula de anatomia. “É uma disciplina complicada, mas estou esperançosa. É muita responsabilidade, mas ao mesmo tempo tenho um sentimento de querer batalhar para ser uma médica incrível”, destaca a estudante.
Para o coordenador do curso, Marcelo Guerra, é fundamental pensar na importância da realização profissional. “O curso de Medicina lida com um dos mais frequentes sonhos da juventude: o de ser médico. Trabalhar com esse sonho e fazer com que ele se torne uma realidade feliz é uma grande responsabilidade. Nosso objetivo é fazer com que o sonho de cada um se transforme no projeto de um profissional feliz.”
Instituição aposta na infraestrutura e na formação humanística
A Ulbra destaca que a infraestrutura da instituição e olhar humanizado na formação dos novos profissionais da área da saúde são pilares importantes para o desenvolvimento dos acadêmicos.
“Nós queremos contribuir para transformar nossos estudantes em médicos. Queremos que eles se tornem médicos”, ressalta o professor de Anatomia, Omero Costa Filho.
Além da infraestrutura, formação docente de qualidade e prática desde o início do curso, o ensino baseado em uma formação humanística é uma das características da graduação.
A Medicina da Ulbra conta com biotério, laboratório de anatomia, microscopia, procedimentos cardiorrespiratórios além de acesso a uma mesa de anatomia interativa. O equipamento conta com uma tela touch de 86 polegadas, software com imagens médicas com fotorrealismo e cadáver virtual real dissecado e escaneado reconstruído em 3D. Além disso, apresenta estação de trabalho radiológica com mais de 130 casos da Biblioteca Medical Harbour e atlas anatômico humano.
Os estágios curriculares supervisionados se concentram nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e urgência e emergência. As práticas são realizadas no Hospital Universitário, Unidades do SUS, e Instituições conveniadas.
LEIA TAMBÉM