PENSANDO NO FUTURO
Estudantes aprendem sobre profissões com atividades interativas na Ulbra Xperience
Evento reúne estudantes do ensino médio até quinta-feira (14)
Última atualização: 12/11/2024 18:53
Com painéis temáticos sobre as áreas do conhecimento e muita tecnologia, estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas puderam aprender mais sobre suas futuras profissões no Ulbra Xperience, evento no saguão do prédio da Ulbratech, no campus Canoas da Ulbra, no bairro São José.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Até a quinta-feira (14), os estudantes podem interagir com painéis, participar de jogos e simular a rotina de trabalho. As amigas Amanda Ferrão dos Santos, Julia Ferrão dos Santos, ambas de 15 anos, e Vitória Maria Teles da Silva, 16, estavam participando pela primeira vez. “Achei bem divertido, passamos pela parte de ciências, matemática e computação. Amei o design dos personagens”, comenta Amanda.
As alunas do primeiro ano do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Princesa Isabel, de Cachoeirinha, ainda não decidiram em qual área vão seguir os seus estudos e aproveitaram o evento para pensar mais sobre o assunto. “Estamos fazendo o magistério, mas não sei se vou ser professora a vida inteira. Então, estou olhando outros cursos”, explica Julia.
“Ainda estou em dúvida entre Medicina, Direito e vários outros cursos. Nós demos uma olhada em todos”, conta Vitória antes de ir visitar a parte de anatomia.
Uma das atividades é o painel com roleta sobre gestão, organizado pela coordenadora do curso de Administração, Márcia Abreu. Os participantes puderam responder cinco perguntas, associando a descrição com o nome do curso. “A ideia é apresentar a área da gestão para que eles conheçam o nome, o que faz, onde atua”, destaca.
Explorar cada possibilidade e interesse é o objetivo de eventos que aproximam os cursos de ensino superior e as profissões dos alunos que estão na última etapa da escola. Para a coordenadora acadêmica da Ulbra Canoas, Elisete Godoy Fujimoto, o uso da tecnologia facilita a compreensão.
“É uma forma diferente de apresentar as profissões. O papel da universidade é esse, mostrar as possibilidades para os jovens. Mostrar várias áreas do conhecimento para que eles possam fazer a melhor escolha no futuro”, explica. Além disso, o público também tem acesso aos prédios da saúde e da veterinária e ao Complexo Esportivo.
Mostra de pesquisas acadêmicas
A programação do evento também conta com a apresentação de trabalhos científicos de alunos do ensino infantil até a pós-graduação. Confira:
• XXX Salão de Iniciação Científica e Tecnológica: para estudantes de graduação que realizam pesquisa científica com orientação de professores da graduação ou pós-graduação.
• XII Salão de Iniciação Científica Júnior: para estudantes do Ensino Médio, que participam de projetos de pesquisa realizados em instituições de Ensino Superior.
• XXIV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica: para estudantes de pós-graduação, estudantes egressos da graduação e professores de graduação.
• IX Mostra de Ciências e Inovação: que se destina a promover a integração de escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio com a Universidade.
• XVI Salão de Extensão: que se destina à promoção e ao acompanhamento de Projetos de Extensão e da Curricularização da Extensão nas Instituições de Ensino Superior.