Alerta em Canoas

Estão pescando os peixes ornamentais e matando as tartarugas no lago da Praça Décio Rosa

Moradores da área reivindicam colocação de placas proibindo a pesca ilegal por temer que carpas e tilápias desapareçam do local; prefeitura diz que não há crime ambiental

Publicado em: 15/11/2023 09:54
Última atualização: 15/11/2023 09:55

 

As carpas coloridas costumam viver no fundo de lagos e rios, mas se tornaram popularmente conhecidas como peixes ornamentais, criadas em cativeiros artificiais, parques e praças por se adaptarem muito bem ao ambiente.

Tartarugas no lago da Praça Décio Rosa estão ameaçadas devido à ação do homem Foto: PAULO PIRES/GES
Os moradores do Loteamento Cidade Nova, em Canoas, estão acostumados a ver as carpas. Basta jogar pedacinhos de pão no enorme lago que fica na Praça Décio Rosa para que os enormes peixes apareçam.

O problema é que há pessoas que começaram a pescar as carpas e também as tilápias que existem no local. Não somente isso: acabam também “fisgando” tartarugas, o que ocasiona a morte dos quelônios.

Morando em frente ao lago, o engenheiro aposentado Roque Minella aponta que já houve tentativas de garantir a segurança dos peixes por meio de avisos contra a pesca ilegal, mas ainda não funcionou.

“Eles dizem que se não tem placa, pode pescar”, conta. “A gente tenta pedir que não tirem os peixes d’água, mas há um limite. Não temos poder de fiscalização para impedir que alguém faça o que quer que seja”, acrescenta.

Com quase um quilômetro de terreno, a Praça Décio Costa respira vida. Além dos peixes e tartarugas que existem no local, o espaço natural tem garças, mergulhões, quero-queros, biguás e lagartos circulando.

A beleza natural atrai até frequentadores que vem de longe, segundo o empresário Álvaro José Truculo, representante da Associação dos Moradores da Cidade Nova. O problema é que somado a pesca ilegal, o lugar anda esquecido.

“A praça nunca esteve tão atirada assim”, afirma. “O espaço foi planejado e é ótimo em sua beleza natural, mas precisa de mais cuidado e carinho. O próprio lago está tomado de mato”.

Truculo aponta que observar uma garça pegando uma carpa ou mesmo um mergulhão saindo com um filhote no bico é normal. Contudo, é preciso evitar que as pessoas comecem a tirar e matar os peixes como bem entendem.

“O pessoal vem fazer piquenique na praça e não há problema nenhum por se tratar de um espaço público, que deve ser apreciado, mas precisamos que algum biólogo venha até o local e tome as medidas necessárias para preservar essa beleza, senão ela vai acabar”, adverte.

O que diz a Prefeitura de Canoas?

Por meio de nota encaminhada pelo Escritório de Comunicação (Ecom), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que a ação praticada no Loteamento Cidade Nova não configura crime ambiental, pois os peixes e cágados que estão no lago são exóticos e não há lei que não permita a pesca. Porém, técnicos da Secretaria irão até o local para avaliar a necessidade de colocação de sinalização para impedir este tipo de prática.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas