Com paredes de tijolos à mostra, jardins e trabalhos escolares expostos na parede, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Protásio Diogo de Jesus, chegou ao 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas que integram a 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Porém, a instituição deve começar 2025 com um desafio: ter alunos matriculados no primeiro ano.
Localizada na Rua da Figueira, 315, a escola passa despercebida no bairro Nossa Senhora das Graças. Por esta razão, as famílias acabam não conhecendo a instituição para matricular seus filhos. Na primeira etapa da chamada pública para matrícula na rede estadual, organizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Protásio conseguiu apenas seis alunos.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A meta é ter, no mínimo, 15 estudantes, como destaca a vice-diretora Lisiane Santos de Souza. “Estamos com dificuldade de ter alunos. A Seduc nos informou que precisávamos completar 15 alunos. Se não alcançar, a turma pode ser fechada. Se fechar o primeiro ano, os outros correm risco.”
Atualmente, a escola tem 150 alunos, sendo 20 na turma inicial do ensino fundamental que vão passar para o segundo ano. As vagas de 2023 foram preenchidas com a ajuda da Central de Matrículas da Prefeitura de Canoas, de acordo com a diretora Maria Teresa Perez.
“Já tínhamos sido avisadas ano passado, mas conseguimos 20 alunos. Agora, o aviso veio antes da segunda chamada”, relata. “A própria Seduc nos falou para ir atrás, divulgar a escola para alcançar as matrículas.”
Matrículas em janeiro
Os interessados em matricular suas crianças na EEEF Protásio Diogo de Jesus podem acessar o site da Seduc, entre os dias 6 e 19 de janeiro de 2025 para participar da segunda etapa da chamada pública para matrícula na rede estadual. A informação foi confirmada pela 27ª CRE.
Para cada etapa ficará disponível uma ficha de inscrição. Nela, o estudante optará por três escolas em ordem de prioridade. Após esse momento, os candidatos receberão e-mail com o nome da escola para qual foram designados e precisarão confirmar a matrícula de forma presencial na respectiva escola mediante a apresentação do CPF ou certidão de nascimento do aluno.
A escola está aberta para visitação e disponibiliza o telefone (51) 982578363 para contato. A instituição oferece salas com ar-condicionado e merenda escolar. No próximo ano, também deve contar com os uniformes fornecidos pelo Estado.
Desempenho no Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, foi criado em 2007 e mede o fluxo e o desempenho escolar. O cálculo do índice é feito com dados da aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
De acordo com a 27ª CRE, a EEEF Protásio Diogo de Jesus teve nota 7,1, figurando em primeiro lugar entre as escolas sob responsabilidade da coordenadoria. A média do Rio Grande do Sul, entre as instituições estaduais, foi de 6,07 no índice.
“As professoras são bem preparadas. Temos profissionais com mestrado e muitos de nossos alunos foram estudar no Instituto Federal (IFRS). As famílias também são muito participativas dentro da escola”, comenta a diretora Maria Teresa Perez.
LEIA TAMBÉM