Uma erosão em uma rua no Centro de Canoas merece atenção dos motoristas por deixar uma tubulação da Sulgás exposta. O problema no trecho da Rua Dr. Barcelos/Avenida Inconfidência, que passa embaixo do viaduto da antiga Metrovel e que dá acesso à Avenida Guilherme Schell, deve ser resolvido nos próximos dias.
Nesta terça-feira (7), a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) informou que a partir desta quarta-feira (8), uma proteção mecânica será instalada para proteger o duto e os motoristas. São sacos de solo e cimento para garantir a integridade enquanto a Prefeitura de Canoas não realiza as obras. A instalação deve ser feita até quinta-feira (9).
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
De acordo com o secretário de Obras, Victor Hampel, o processo para recompor o muro deve ser iniciado em até 15 dias. “Já estamos agindo para que consigamos fazer uma obra de infraestrutura, um muro. Vamos tratar com a engenharia uma solução para poder fechar novamente onde houve o desmoronamento e poder recompor o material e a pavimentação”, explica.
Ainda segundo Hampel, será uma obra simples e o muro – se for a solução escolhida – deverá ter a mesma altura que a estrutura que cedeu com a erosão. A pasta reforça que a intervenção da Sulgás será o suficiente neste momento, já que a tubulação não está comprometida.
Sinalização e erosão
A Prefeitura de Canoas colocou cavaletes na pista para alertar os motoristas que passam pela via. Conforme informado pela Secretaria de Obras, a sinalização vai permanecer enquanto o problema persistir no local e deve ser reforçada quando os trabalhos iniciarem.
Segundo o gerente de integridade de ativos da Sulgás, Vancler Pinto, o processo de erosão começou em meados de novembro, com pequenas fissuras no solo. Em dezembro, a Prefeitura colocou contenção na via. “Com as chuvas do dia 1º, o arroio subiu e danificou a contenção, mas o duto está integro e não oferece risco”, ressalta.
A companhia já havia se manifestado em nota, informando a necessidade de reparo da via. “A Sulgás já notificou a prefeitura, solicitando o reparo da via, e vem monitorando diariamente o local, se certificando de que não há vazamentos ou interrupção do fornecimento. A área técnica da Sulgás informa que a tubulação se mantém íntegra. O vão livre atual não gera esforços excessivos no duto”, escreve.
LEIA TAMBÉM