CORONAVÍRUS

ÉRIS: Vacina da Covid-19 protege contra a nova variante?

"Também seguimos recomendando o uso de máscaras para pessoas com sintomas de doenças respiratórias", diz responsável pelo imunologia da SMS

Publicado em: 05/09/2023 17:41
Última atualização: 18/10/2023 18:23

Uma nota emitida pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre deixou a Secretaria da Saúde de Canoas (SMS) em alerta. Na capital há a recomendação de medidas como o uso de máscaras para públicos em situações específicas, ou seja, quando uma ou mais pessoas estiverem com gripe ou sintomas gripais.

O EPI é indicado por conta de uma nova variante do coronavírus, a EG5, também denominada como Éris.

Vacina contra a Covid-19 segue sendo fundamental Foto: PAULO PIRES/GES

Segundo a enfermeira Luciane Godoi, da diretoria de Imunologia da SMS, Canoas não registrou nenhum caso desta cepa da Covid-19. “Também seguimos recomendando o uso de máscaras para pessoas com sintomas de doenças respiratórias. Inclusive, essa recomendação nunca deixou de existir. No entanto, não é obrigatório.”

Com relação ao número de ocorrências do coronavírus em Canoas, desde 2020 foram registrados 103.959 na cidade. Os dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) mostram ainda um total de 1.938 mortes em três anos. “Apesar de não ser mais uma pandemia, o vírus ainda existe e precisamos tomar cuidados”, reiterou Luciane.

Vacinação

Para garantir a proteção contra a nova variante, Luciane explica a necessidade de se vacinar. “A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível em todas as Unidades de Saúde da cidade.” A enfermeira comunica que 57% dos canoenses já se vacinaram com a última dose oferecida. “Precisamos de pelo menos 95% das pessoas vacinadas com a bivalente.”

Para receber a bivalente, a SMS alerta que a pessoa tenha recebido no mínimo duas doses de monovalente e espere um intervalo de quatro meses desde a última vacina.

Para melhorar os números, no dia 19 de agosto a SMS preparou um “Dia D” da vacinação. “Todas as vacinas foram ofertadas. A procura foi boa, superou nossas expectativas.”

O esquema vacinal só é considerado completo com ao menos três doses. De acordo com dados da SES, no total, 93,2% dos canoenses estão vacinados contra a Covid-19. Destes, 87% receberam a primeira dose e 80,6% a segunda dose. Já aqueles que estão com o esquema completo representam 54,6% da população.

As únicas vacinas que não estão disponíveis em todas as Unidades são as para o público infantil. “As doses pediátricas e baby podem ser encontradas em quatro unidades básicas e na Santa Isabel.”

Ciclo do vírus precisa ser quebrado

Mesmo com o frio oscilando neste inverno, a SMS alerta para a importância de se vacinar contra a gripe, já que as mudanças de temperaturas também podem causar problemas respiratórios. De acordo com o médico infectologista do HU, Júlio Cezar Cordeiro, alguns grupos são prioritários para receber a vacina, entre eles idosos, crianças e gestantes, que podem sofrer as consequências mais graves caso contraiam a H1N1. "É importante quebrarmos o ciclo de transmissão do vírus, e isso é possível com a vacinação."

Vacina contra a gripe segue disponível

Continua também a vacinação contra a influenza para toda a população com mais de seis meses de idade. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 17 horas. Para receber a vacina, os canoenses devem apresentar o CPF ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). As UBSs também continuam testando contra a Covid-19, desde que o paciente apresente sintomas gripais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas