Muitos canoenses relatam dúvidas ao acessar o portal do Governo para consultar o status do benefício do Auxílio Reconstrução e se depararem com a mensagem “CPF não cadastrado”. Isso significa que os dados fornecidos ainda não foram encaminhados pela Prefeitura ao Governo Federal.
De acordo com a Prefeitura, o envio dos lotes de cadastros é feito diariamente, de forma contínua. A liberação de recursos é feita duas vezes por semana pelo Governo Federal. A União não fixou data limite para o envio das informações.
Nesta quinta-feira (30), a Caixa Econômica iniciou o pagamento do valor de R$5.100 para famílias atingidas cujos cadastros já foram homologados. Mais de 34 mil famílias gaúchas recebem o benefício neste primeiro lote, a maioria delas, de Canoas.
A consulta sobre o pedido de auxílio pode ser feita no link https://sistemas.canoas.rs.gov.br/cadastroweb/auxilio-reconstrucao/consulta.
Segundo a Prefeitura, dos 45 mil cadastros no Rio Grande do Sul, mais de 42 mil foram enviados de Canoas. Pessoas cadastradas no CadÚnico que não se inscreveram serão buscadas pela Secretaria de Assistência Social.
Central de Atendimento do CadÚnico
Para tirar dúvidas sobre o Auxílio Reconstrução e se inscrever no CadÚnico, canoenses podem recorrer à Central de Atendimento do CadÚnico, aberta na na Rua Siqueira Campos, 38. O serviço funciona diariamente das 8 ás 18 horas.
São disponibilizadas 1.500 fichas de atendimento diárias de segunda a sexta-feira, e 1.000 fichas aos finais de semana. Dúvidas sobre o Auxílio Reconstrução também podem ser encaminhadas para o Whatsapp do Canoastec, no contato 51 3236-2000.
Atendimento da Caixa Econômica
Casos de problemas de acesso ao aplicativo CaixaTem e questões de atualização de dados bancários serão atendidas pela Caixa Econômica. A população pode buscar as agências da Caixa e mutirões de atendimento. No Canoas Shopping, o mutirão teve início nesta sexta-feira (31), e será realizado também na segunda-feira (3), das 10 às 16 horas. O atendimento no Canoas Shopping não será feito no final de semana.
LEIA TAMBÉM