CELEBRAÇÃO E DESAFIOS

Entidades realizam homenagem ao Dia do Comerciante

Em continuidade ao evento, foram apresentados os prejuízos econômicos causados pelas enchentes e as medidas adotadas pelos setores

Publicado em: 18/07/2024 18:41
Última atualização: 18/07/2024 18:54

A "Retomada do crescimento na visão da Fecomércio-RS" foi o tema da reunião de diretoria do Sindilojas Canoas. O evento foi realizado nesta quarta-feira (17) no Salão Nobre da Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Canoas (CICS), em homenagem ao Dia do Comerciante.

Entidades celebram Dia do Comerciante e apontam prejuízos e desafios deixados pelas enchentes Foto: Divulgação

Na oportunidade, o diretor convidado do Sindilojas e também vice-presidente da CICS, André Guindani, fez uma saudação ao Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho. Em continuidade, associados e convidados tiveram a oportunidade de ouvir sobre a retomada do Rio Grande do Sul, os prejuízos econômicos causados pelas enchentes e as medidas trabalhadas pela Federação.

O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, mostrou que 95% dos municípios em estado de calamidade pública têm 56% dos CNPJs ativos no RS, representam 61% do PIB do setor de comércio e serviços e são responsáveis por 64% do emprego do mesmo setor.

Segundo dados da Receita Estadual, nove semanas após as enchentes, o número de empresas emitindo nota fiscal ao consumidor final nas áreas inundadas ainda é 29% menor do que o nível anterior. Considerando todas as empresas contribuintes de ICMS, o nível é 14% menor. Nesse contexto, desde a primeira semana a Federação vem atuando junto ao Poder Público para que as medidas para a retomada do Estado fossem colocadas em prática.

“Todas as entidades se uniram pelo interesse maior, que é a recuperação do Rio Grande do Sul. Desde o início nos preocupamos com os negócios. Para ter uma vida digna, a pessoa precisa ter dois endereços: o da casa e o do trabalho. Por isso defendemos medidas que ajudem as empresas neste momento de retomada. Precisamos de crédito facilitado, a fundo perdido e a fundo retido. Todas as cidades foram afetadas e a manutenção dos empregos é fundamental para a reconstrução” defendeu Bohn.

O presidente do Sindilojas, Denério Rosales Neumann, destacou a importância das entidades trabalharem integradas em defesa dos interesses da categoria e das comunidades as quais estão inseridas, e também, agradeceu a presidente da CICS, Shirley Panizzi Fernandes, por sediar o evento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas