ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.
O primeiro dia de provas marca a aplicação dos conteúdos classificados como ciências humanas, além da exigência pela entrega da temida redação.
Com os portões fechados a partir das 13 horas, houve, novamente, aquela inevitável corridinha, por parte de alguns candidatos, para não perder a prova.
A Universidade La Salle, um dos pontos de maior concentração de candidatos em Canoas, observou um movimento intenso bem antes do meio-dia.
No 2º ano do Ensino Médio, a estudante Caroline Macedo, 17 anos, sonha em cursar odontologia. Participa da prova pelo segundo ano consecutivo em busca do melhor resultado.
“Cheguei bem antes, porque estou bastante focada”, explica. “Acho que tudo é preparação, inclusive chegar cedo para não deixar acontecer nenhum imprevisto antes da prova”.
Cursando também o 2º ano, o estudante Naor Ferraz, 16 anos, é marinheiro de primeira viagem e contou que encararia a prova só para “ver qualé”.
“Eu nem decidi bem o que quero, porque está em tempo e tenho mais um ano de colégio”, dispara. “Só que já vim pra ver qualé, se o exame é tão difícil assim”.
Resultado
Neste primeiro dia de provas, candidatos testam os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação.
A duração da prova será de cinco horas e meia neste primeiro domingo do Enem 2024 e o término regular está agendado para as 19 horas, no horário de Brasília. O segundo dia de provas ocorre no próximo domingo (10), quando serão aplicadas as 90 questões objetivas de ciências da natureza (química, física e biologia), além de matemática, a serem respondidas em cinco horas.
A divulgação do resultado será conhecida em 13 de janeiro de 2024.
Saiba mais
Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio, podem participar como treineiros, e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.
O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele país.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags