A iniciativa? Um novo Feirão do Emprego. O local? A movimentada Estação Canoas da Trensurb. O número de vagas à disposição? Eram 60 vagas. Mesmo assim, poucos candidatos se animaram a participar da seleção promovida pela Prefeitura de Canoas na manhã desta terça-feira (2).
O Feirão organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação (SMDETI) visava atender a demanda da Rede UniSuper, com diversas vagas para preenchimento imediato em unidades da rede, não apenas em Canoas.
Por meio da divulgação com notícias na internet, cartazes e avisos passados pelo Banco de Oportunidades há 30 dias, a Prefeitura de Canoas fez sua parte, inclusive informando que, por serem necessárias fichas, quanto mais cedo o candidato chegasse, melhor.
Apesar de todos os esforços, a seleção contava apenas com sete candidatos às 8h30 desta terça-feira. O número chegou a 15 interessados por volta das 9h30, o que deixa um saldo de mais vagas do que candidatos durante o processo seletivo.
Carine Almeida, 32 anos, saiu cedinho da cama pensando em chegar na fila quanto antes. Segunda na “fila”, a trabalhadora acabou sendo surpreendida por não haver quase ninguém aguardando o início da seleção.
“Eu pensei que teria fila e um monte de gente, mas o tempo foi passando e pouca gente apareceu”, conta. “Fiquei mais tranquila para a entrevista até porque já tenho bastante experiência em mercado”, completa.
Exigência
Também entre os candidatos na fila, Amanda Antunes, 41 anos, opina que a rotina em supermercados acaba afastando muitos candidatos, já que, além do trabalho, existe a exigência de trabalho em sábados, domingos e feriados.
“As pessoas querem trabalhar e ganhar, mas ninguém quer se comprometer muito”, diz. “Ainda mais no sábado, domingo e feriado. Isso não é todo mundo que aceita e muitos preferem ficar parados”.
Dificuldade
Analista de RH da Rede UniSuper, Natacha Nunes esclarece que a cada 15 dias, a empresa promove seleções e a dificuldade costuma ser encontrar pessoas com disponibilidade de horários e sem problemas para trabalhar em escalas que incluem sábados, domingos e feriados.
“A gente está acostumado a promover seleções em que não aparecem muitos candidatos para as vagas ofertadas”, explica. “Há candidatos que saem com o encaminhamento para a vaga, mas acabam desistindo porque pesa ter que trabalhar sábado e domingo”.
Conforme a recrutadora, há inclusive candidatos em situação de desemprego, com dificuldades financeiras em casa, que preferem deixar a oportunidade de lado para não comprometer o final de semana.
“As exigências para trabalhar na Rede Unisuper incluem vagas que não exigem experiência ou até algumas em que não precisa ter cursos ou escolaridade, mas, mesmo assim, há desistência devido ao comprometimento exigido”.
Acompanhada pela filha de apenas 3 anos, a venezuelana Gabriele Lamar chegou em novembro do ano passado em Canoas e saiu da seleção com um encaminhamento para dar início ao trabalho.
“Eu não me importo em trabalhar sábado, domingo ou em qualquer feriado”, afirma. “Só preciso de uma oportunidade, porque só o meu marido trabalhando não está bom. Tenho necessidade do emprego”.
Novo Feirão
Diretora do Banco de Oportunidades, Gabriela Dotto comenta que a dificuldade encontrada pelas recrutadoras da Rede UniSuper acaba sendo notada em outros processos de seleção. Sempre que há um supermercado envolvido, a procura acaba sendo baixa.
“Os recrutamentos que envolvem supermercado quase sempre tem adesão menor porque há candidatos que por X motivos não tem a disponibilidade exigida para determinado cargo”, reforça.
LEIA TAMBÉM
Nesta quarta-feira (3), haverá um novo Feirão do Emprego, desta vez na Subprefeitura Noroeste, que fica na Rua Candelária 441, no bairro Mathias Velho. São nove empresas com mais de 450 vagas
A abertura ocorre às 9 horas e os recrutadores das empresas organizarão a seleção até o meio-dia.
“Esperamos uma adesão bem maior nesta quarta-feira”, conclui Gabriela.
- Categorias
- Tags