O município de Canoas, habilitado em cinco propostas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, anunciado pelo governo federal, receberá repasse de R$ 16,1 milhões, a fundo perdido, ou seja, sem contrapartida da Prefeitura. De acordo com o secretário Maurício da Rocha, chefe do Escritório de Projetos (EPRO), a perspectiva é de que as obras iniciem no segundo semestre deste ano. “O governo federal ainda não enviou os projetos executivos, o que deve ocorrer em algumas semanas”, informou o secretário.
Um dos projetos habilitados é a construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) na Rua Lavras, ao lado da Escola Estadual de Ensino Médio (Eeem) São Francisco de Assis, no bairro Mathias Velho. De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, serão 188 vagas, se forem vagas para dois turnos, ou 94, se forem turno integral. “A construção da Emei ampliará o número de vagas na rede pública no bairro mais populoso de Canoas, onde há uma crescente demanda nesse sentido. Anova instituição possibilitará que mais crianças de 0 a 5 anos possam frequentar a escola”, comenta a secretária municipal de Educação, Leany Maria de Conti.
Ela ressalta que o estudo é fundamental para a formação do ser humano e contribuiu para a diminuição da vulnerabilidade social. “Por isso, recebemos com muita alegria o anúncio da habilitação dessa proposta pelo Novo PAC Seleções”.
A moradora do Mathias Velho Vanize Fernandes dos Santos opina que uma nova Emei é uma necessidade local. “Há pouco eu estava conversando com uma amiga que tem um filho de 4 anos e comentamos que seria muito bom ter uma escola infantil mais perto. Quando estiver construída, essa escola vai ajudar muitas mães”, afirmou.
Os outros projetos habilitados no PAC são duas Unidades de Saúde, uma no bairro Estância Velha e outra no Rio Branco, um espaço esportivo comunitário na Rua Jabuticabas, também no Estância Velha, e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Cultura, no Mathias Velho.
No aguardo de novos anúncios
O secretário Maurício da Rocha, chefe do Escritório de Projetos (EPRO), da Prefeitura Municipal de Canoas, lembra que o Executivo ainda espera o anúncio de outros dois eixos, pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. São eles: mobilidade e regulação fundiária. De acordo com o secretário Maurício, há três projetos cadastrados pela Prefeitura junto ao Ministério das Cidades.
Secretários comemoram as futuras obras
Sobre a construção das unidades de saúde, o secretário municipal da Saúde, Jurandir Maciel, destaca que ambas serão construídas em terrenos próprios.“Isso garante a segurança e a sustentabilidade dessas estruturas ao longo do tempo”, afirmou.
O secretário de Esporte e Lazer, Jerson Cunha, comemorou a possibilidade de ampliar os programas que já são oferecidos e o secretário da Cultura, Herbert Poersch (DJ Cabeção), falou da alegria de contemplar a população com mais cultura.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags