abc+

Dia de ir às urnas

Eleições para o Conselho Tutelar movimentam o domingo em escolas públicas de Canoas

Votação segue até 17 horas. Na Escola Municipal Rio de Janeiro, maior colégio eleitoral da cidade, o movimento é grande desde a abertura do pleito às 8 horas

Publicado em: 01/10/2023 às 12h:07 Última atualização: 18/10/2023 às 20h:28
Publicidade

Ocorre até às 17 horas deste domingo (1º) o pleito que irá decidir quem serão 20 conselheiros tutelares eleitos para o mandato de 2024-2027. Ao todo, 43 candidatos estão aptos a concorrer.

Escola Municipal Rio de Janeiro tem movimento intenso desde o início do domingo (1º)



Escola Municipal Rio de Janeiro tem movimento intenso desde o início do domingo (1º)

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

Embora o voto seja facultativo, a movimentação é grande nas escolas da cidade desde o início da abertura do pleito às 8 horas manhã.

Na Escola Municipal Rio de Janeiro, maior colégio eleitoral da cidade, no bairro Mathias Velho, o movimento é enorme.

Amanda Gonçalves saiu de casa cedinho com a intenção de registrar o voto em uma candidata que conhece desde criança.

“A gente anda meio cansada de política, mas essa é uma votação que faz a diferença e vale a pena participar e dar o voto”, defende a escriturária de 39 anos.

Embora com passe livre no transporte coletivo por conta da votação, a eleição deste domingo abriu precedente também para que alguns profissionais do transporte faturassem.

O motorista Diogo Almeida, por exemplo, fez o transporte de passageiros até locais de votação durante a manhã inteira, ele conta.

“Nem todo mundo quer ir para a parda esperar ônibus”, explica o trabalhador de 56 anos. “Em geral, domingo de manhã é meio morto para quem trabalha como motorista de aplicativo, mas esse está ótimo”.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Canoas (Comdica), Valquíria da Rosa Schoenardie, não houve problemas e a votação ocorre tranquilamente.

Na Escola Rio de Janeiro, um idoso de 65 anos escorregou e caiu, necessitando de atendimento médico devido a um corte, mas ele foi atendido pelo Samu e passa bem.

“Montamos uma equipe de plantão e estamos dando suporte imediato a fiscais e mesários”, explica Valquíria. “Por enquanto, a votação está bastante tranquila”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade