TRANSPORTE

Edital prevê duas empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Canoas; documento é entregue ao TCE

Proposta também prevê mudança no pagamento das empresas e deve ser analisada em até 90 dias

Publicado em: 20/12/2024 16:41
Última atualização: 20/12/2024 17:07

Uma empresa para o lado Oeste e outra para o Leste. Esta é a proposta do edital de concessão do transporte público coletivo municipal elaborado pela Prefeitura de Canoas e enviado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta quinta-feira (19).

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Estudo realizado prevê duas empresas atuando no lado Oeste e Leste da cidade e mudança na pagamento às empresas Foto: Paulo Pires/GES

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Junto com essa mudança, o edital em análise também propõe que o sistema de pagamento efetuado pela Prefeitura às empresas de transporte passe a ser por quilômetro rodado, e não mais por passagens. De acordo com o prefeito Jairo Jorge, as mudanças devem garantir mais qualidade no transporte.

“A empresa só ganha se anda, se roda na cidade, não importando quantos passageiros têm nos ônibus. As mudanças vão quebrar um monopólio que já dura 50 anos. Teremos duas grandes empresas no coletivo e uma no seletivo. Vai ter concorrência, parâmetro e uma vai balizar a outra”, aponta. A empresa do transporte seletivo não entra neste edital.

A expectativa é que a licitação e o novo modelo garantam um aumento de 50% nas linhas de ônibus, maior cobertura em diferentes regiões da cidade e acompanhamento em tempo real da linha. O documento será analisado dentro do prazo de 90 dias.

O transporte coletivo canoense é de responsabilidade da Sociedade de Ônibus Gaúcha (Sogal) há 57 anos. São 125 ônibus urbanos e 18 ônibus seletivos, que atuam em 88 linhas em todo o município. O contrato com a empresa foi prorrogado por mais 12 meses, podendo ser reincido para dar lugar às empresas vencedoras do edital. A decisão foi publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (20). 

Estudos e consulta pública

O edital foi elaborado a partir dos estudos técnicos sobre o transporte coletivo de Canoas. A empresa Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria LTDA, de Curitiba, venceu a licitação em 2022. A previsão inicial era de publicação no final de 2023, mas foi adiada por questões políticas e pela enchente de maio.

O diagnóstico também contou com a colaboração da população e de diferentes setores da sociedade por meio de consulta pública, realizada entre os dias 9 e 15 de dezembro. De acordo com a Prefeitura, as principais ponderações foram acatadas no edital. São elas: mais linhas e horários; ampliação de atendimento no Cinco Colônias, Olaria e Estância Velha; ônibus com ar-condicionado; e maior atendimento no período da noite.

O secretário de Transportes e Mobilidade, Diego Cigolini, destaca que todas as etapas já foram cumpridas. "Entendemos ser um grande momento para o transporte público de Canoas, que vai passar a contar com a qualidade que os canoenses sempre desejaram, principalmente no que diz respeito à estrutura da frota e à cobertura de regiões onde há demanda de passageiros, mas que hoje não contam com o número de linhas necessárias.”

Gratuidade perto do fim

Até o dia 31 de dezembro, os canoenses ainda podem usufruir da gratuidade do transporte público. A medida foi instaurada pelo decreto de Estado de Calamidade Pública em razão do desastre climático.

O documento foi prorrogado em outubro e está em vigência até o final deste ano. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas