O rompimento do dique no bairro Mathias Velho atingiu todo o bairro, porém afetou primeiro, diretamente e com maior intensidade, aquelas casas cuja parcela da população vivia a poucos metros do local.
A área, localizada “nos fundos” do bairro, próxima à rodovia BR-448, como consequência, também foi a última onde a água acabou escoada, permanecendo por quase 40 dias inundada.
A aposentada Maria Inês Gonçalo, 65 anos, voltou para casa somente no início do mês. Isso porque o mau cheiro e a sujeira impediram o aguardado regresso para casa devido ao estado de saúde.
“Fiquei durante muito tempo em um abrigo, porque não era seguro voltar para casa, porque tenho bronquite e outros problemas”, conta. “É um alívio saber que estão deixando tudo limpinho para poder voltar”.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Quem circula pelo local, pode observar a quantidade de casas que acabaram desmanchadas devido à força da água do dique que atingiu as residências. Entre os entulhos recolhidos, portanto, havia paredes e telhados que duraram décadas.
Morando há 21 anos na Rua Santos Dias da Silva, Marli Oliveira relata ter passado quase 40 dias longe de casa. Tudo por conta da quantidade de água acumulada na área. Durante o período, observou, impotente, parentes e amigos perderem o lar.
“O tempo foi passando e a água foi ficando”, recorda. “Muitas casas não resistiram e foram abaixo. Meu filho mesmo perdeu a casinha dele do dia para a noite naquela época, porque era muita água”.
Ao notar, na manhã desta quinta-feira (25), homens e máquinas trabalhando na frente de casa para a limpeza do trecho, a comerciante de 53 disse que enfim há esperança para os moradores.
“Finalmente a gente vê alguma coisa acontecendo, porque durante muito tempo o cenário era sempre igual e triste”, lamenta. “Enfim vai dar para ver as pessoas caminhando e as crianças brincando na rua”.
Conclusão da primeira etapa
Por meio de nota, a Prefeitura de Canoas informa que concluiu nesta semana a primeira fase da limpeza em todos os bairros atingidos pela enchente. Ou seja, em todas as ruas o recolhimento de entulhos já foi realizado pelo menos uma vez.
Após a conclusão desta primeira etapa da limpeza, as equipes estão realizando trabalhos de varrição, pintura de meio-fios e revisão das redes pluviais.
Até o momento, já foram recolhidas 645.592 m³ de entulhos, o que resultou em 321 quilômetros de vias limpas. A operação foi viabilizada com o emprego de mais de 600 máquinas e contando com um efetivo de aproximadamente mil pessoas envolvidas na retirada dos resíduos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags