A apresentação da Esquadrilha da Fumaça está marcada para as 15h30 de quinta-feira (12) durante a Expoaer, em Canoas. O evento gratuito pode até encher os corações dos gaúchos de expectativa, mas também nutre a dúvida: o show pode ser cancelado se chover?
Apesar da terça (10) ensolarada, a previsão é de virada no tempo na quarta (11), precipitação que deve permanecer até o feriado. Questionado sobre as condições climáticas necessárias para que a demonstração seja feita, um dos pilotos, o capitão André Bezerra, esclarece que o voo é cancelado apenas em situações de chuvas torrenciais. “Nunca cancelamos a apresentação no dia anterior, por exemplo. Se o tempo estiver ruim, vamos até o local para observar o ambiente.”
Desde o retorno dos shows após a pandemia, nenhuma exibição foi cancelada. “A avaliação é de momento. Precisamos de 4 mil pés de separação do chão para a nuvem.”
O capitão diz que são dois displays, o primeiro com mais de 50 manobras diferentes e 40 minutos de duração. O segundo, com 25 minutos, é utilizado em ocasiões em que o clima não está tão favorável. “Por isso que afirmamos, é muito difícil cancelar, o tempo precisa estar muito comprometido.”
No que se refere a fumaça utilizada, o piloto diz que ela não é mais de óleo mineral. “Hoje usamos um óleo vegetal, especialmente para a demonstração, inclusive, não é poluente.” Ele explica que o show não será com o vapor colorido. “Operar colorido gera uma demanda muito maior. Como vamos fazer cinco apresentações na sequência, não vamos ter tempo hábil. Ainda assim será um grande show”, completa.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags