abc+

POLÍCIA

Droga escondida em caixa de videogame leva a apreensão de 325 quilos de maconha em Canoas

Suspeito foi flagrado com 10 quilos de entorpecentes em uma caixa de Xbox, na noite desta quinta-feira, no bairro São José

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 13/01/2023 às 09h:52 Última atualização: 15/01/2024 às 15h:52
Publicidade

Três pessoas foram presas e 325 quilos de maconha foram apreendidos na noite desta quinta-feira (12), no bairro São José, próximo à Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. As prisões e as apreensões foram feitas após a Polícia Civil encontrar 10 quilos de droga escondidos em uma caixa de Xbox, que estava com um homem.

Droga escondida em caixa de videogame leva à apreensão de 325 quilos de maconha em Canoas



Droga escondida em caixa de videogame leva à apreensão de 325 quilos de maconha em Canoas

Foto: Polícia Civil

Conforme o delegado Gabriel Borges, que coordenou a Operação Ácromo, da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN), os agentes monitoravam um suspeito em Canoas, quando observaram ele sair de uma casa com uma caixa de videogame. O volume dentro da embalagem chamou a atenção dos policiais. “Os policiais abordaram o suspeito no momento em que ele entregava a caixa de videogame para outro homem”, conta o delegado. “Descobriram que a caixa continha 10 quilos de maconha. Houve a prisão em flagrante e então os policias partiram em direção a casa de onde saiu o suspeito”.

Dentro do imóvel, os agentes encontraram mais 315 quilos da droga. Os entorpecentes, segundo o delegado, pertenciam a uma facção do Vale dos Sinos, responsável pela distribuição em toda a região metropolitana.

Droga escondida em caixa de videogame leva à apreensão de 325 quilos de maconha em Canoas



Droga escondida em caixa de videogame leva à apreensão de 325 quilos de maconha em Canoas

Foto: Polícia Civil

“Havia uma mulher na casa, que seria responsável pelo aluguel”, informa o delegado. “Ela também acabou presa em flagrante, durante a operação, junto aos outros dois que estavam com a caixa de videogame”.

A investigação em torno da atuação da facção na área continua, segundo Borges. Isso, porque ele afirma que existe a suspeita de outros depósitos “acima de qualquer suspeita”, que servem para estocar drogas e entorpecentes na região. “Nós vamos continuar trabalhando e novas prisões devem acontecer nos próximos dias”, conclui o delegado.

Ponto estratégico

Esta não é a primeira vez que a Polícia Civil encontra entorpecentes nas imediações da Ulbra. No final do ano passado, o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) apreendeu 18 quilos de maconha em uma casa que parecia ser habitada por estudantes universitários.

De acordo com o delegado, a área é escolhida pelos traficantes por ser repleta de casas grandes, com pátio, onde eles podem entrar e sair sem levantar suspeitas dos moradores mais antigos.

“Precisa ficar claro que aquela área não é usada para traficância. Ninguém está vendendo drogas na esquina”, observa. “O que acontece é que as características do bairro favorecem a organização, que coloca jovens que aparentam universitários para cuidar de casas que funcionam como depósitos”.

Quase meia tonelada apreendida em dois dias

O delegado Gabriel Borges aponta que, em apenas dois dias, o Denarc apreendeu quase meia tonelada de drogas e entorpecentes da facção do Vale dos Sinos. Isso porque, na madrugada de quarta-feira (11), após investigação de 30 dias, a polícia encontrou 175 quilos de maconha em Sapucaia do Sul. “É um montante significativo”, comenta o delegado, que coordenou também a apreensão em Sapucaia. “O prejuízo é grande para a organização, sem dúvida”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade