CANOAS
Dois homens são presos após furto de energia elétrica em plantação de arroz
Proprietário e sócio do local foram detidos em flagrante
Última atualização: 17/12/2024 14:23
Um furto de energia elétrica foi flagrado por equipes da Rio Grande Energia (RGE) em uma plantação de arroz, no bairro Mato Grande. A rede clandestina foi localizada nesta segunda-feira (16).
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
O caso foi descoberto no momento em que eletricistas da distribuidora, acompanhados por agentes da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Canoas, inspecionavam o local. Os profissionais constaram também um medidor furtado e que estava em uso.
O proprietário e o sócio do local foram presos em flagrante por furto de energia elétrica. Os homens não tiveram a identidade revelada.
Crime
Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Após confirmado o furto, a RGE realiza os cálculos e estima a quantidade de energia furtada, ou seja, o que foi consumido pelo estabelecimento e que deixou de ser pago à distribuidora. Desta forma, a companhia pode fazer a cobrança retroativa dos valores.
Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.
Métodos
Segundo a RGE, o investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resulta em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise.
Deste modo, a Companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.
Distribuição
A RGE é responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender mais de 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas.
A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.