abc+

Desemprego

Desemprego: são as mulheres as menos demitidas em Canoas

Nos 1.264 postos de trabalho fechados na cidade, 903 homens foram dispensados, diz Caged

Publicado em: 11/03/2024 às 11h:33 Última atualização: 11/03/2024 às 12h:26
Publicidade

Os dados sobre janeiro de 2024 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) saem somente na quarta-feira (13). Mas com os números mais recentes, do final de 2023, já se sabe que os homens têm sido mais demitidos que as mulheres, em Canoas. A resposta pode estar no setor da construção civil.

1.ª Semana do Emprego de Canoas começa nesta segunda



1.ª Semana do Emprego de Canoas começa nesta segunda

Foto: Renan Caumo/ PMC

Em dezembro do ano passado, 4.185 canoenses perderam seus empregos formais. No mesmo período foram admitidas 2.921 pessoas, ou seja, foram 1.264 postos de trabalho fechados, sendo na construção menos 661 postos na construção,253 postos menos na indústria, 194 postos menos nos serviços, 153 postos menos no comércio e 3 postos menos na agropecuária.

O professor Moisés Waismann, da Universidade La Salle, que desenvolve uma pesquisa de Emprego, faz algumas observações sobre esse saldo de postos fechados no último mês de 2023. “As mulheres foram as menos afetadas”, destaca. Os dados do Caged mostram que foram 903homens e 361 mulheres demitidos.

Comparando o grau de instrução e a faixa etária dos demitidos e dos admitidos, tanto em um quanto em outro, a maioria tem o ensino médio e o curso superior completo. A explicação, segundo o professor é o enxugamento nos setores que normalmente ocorre nessa época. “As demissões em dezembro são normais. É quando as organizações fazem os ajustes das contratações do final do ano e se preparam para os dois meses de férias. Em fevereiro e março a tendência é a empregabilidade começar a crescer”.

Mas há uma deficiência de dados, aponta o economista, visto que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulga apenas dados regionais: para Porto Alegre, Região Metropolitana de Porto Alegre e para o Estado do Rio Grande do Sul, não tendo dados para outros municípios.

Setor de serviços é o que mais emprega

Para quem busca uma recolocação, o professor Waismann lembra que o setor de serviços é o que mais emprega. “Sabe-se que entre 40% e 50% da população canoense ocupa cargos formais no mercado de trabalho e 50% desses trabalhadores, homens mulheres, atuam nesta área”, completou, indicando que os segmentos que mais contratam são comunicação, informação e atividades financeiras.

Aos interessados, entre esta segunda-feira (11) e o próximo dia 15 de março, a Prefeitura realiza a 1ª Semana do Emprego de Canoas, com participação de doze empresas e mais de 500 vagas. O dia 15 será exclusivo ao primeiro trabalho.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade