Depois de passar quase todo o dia sem prefeito, a cidade de Canoas teve, no final da tarde desta sexta-feira (24), a posse do atual presidente da Câmara de Vereadores, Cris Moraes (PV). Ele assinou o termo de posse depois do parecer jurídico da Procuradoria-Geral do Município (PGM).
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Moraes assumiu o posto porque o prefeito Jairo Jorge (PSD) foi afastado do cargo na quinta-feira (23). Era esperado que o vice, Nedy de Vargas Marques (Avante), assumisse o cargo, mas como ele está hospitalizado e fora da cidade, isso não foi possível.
Com base na Lei Orgânica Municipal (LOM), a PGM decidiu dar posse para Moraes. A LOM prevê que quando prefeito e vice estão impedidos de assumir o cargo de prefeito, o mesmo passa a ser ocupado pelo presidente da Câmara. Assim, Moraes segue no comando do Executivo municipal até a recuperação de Nedy Marques.
“Recebi oficialmente a notificação da Justiça na tarde desta sexta-feira. Permaneço até o pronto restabelecimento de saúde do Dr. Nedy para que possa estar em Canoas para ser empossado”, reforçou Moraes.
Jairo Jorge foi afastado do cargo em decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no âmbito das investigações da Operação Copa Livre. Nedy chegou a declarar estar pronto para assumir o cargo, mesmo internado.
LEIA TAMBÉM