PLANO DE CONTINGÊNCIA
Canoas coloca equipes da Defesa Civil em ruas de bairros inundados na última enchente; veja quais
Jairo Jorge diz que a prefeitura não quer "causar pânico", mas pede que as pessoas fiquem atentas
Última atualização: 13/06/2024 17:10
Dentro do plano de contingência de chuvas anunciado pela Prefeitura de Canoas nesta quinta-feira (13), está o plantão de 12 equipes volantes da Defesa Civil nos bairros Mathias Velho (3), Fátima (2), Harmonia (2), Rio Branco (3), Mato Grande (1) e Niterói (1).
Com a previsão precipitação de 50 a 70 milímetros para o domingo (16), a área de inundação do lado oeste e o bairro Niterói (lado leste) são citados pela Prefeitura como áreas com potencial de alagamento.
"Estamos adotando medidas preventivas, que incluem a solicitação de evacuação nas regiões onde ocorrem alagamentos com frequência, ou seja, as áreas mais baixas da cidade. Não queremos causar pânico, mas pedimos que as pessoas fiquem atentas e também evitem a circulação das áreas que foram inundadas na última enchente", frisou Jairo.
SOS Canoas
Para atender a população, a Prefeitura disponibilizou o telefone SOS Canoas, que passou a contar com três novas funcionalidades: a realização de pedidos de novo abrigamento; solicitações de resgate; e solicitação de informações sobre pontos de alagamento. O número para contato via WhatsApp é (51) 3236-2000.
"As equipes estarão de prontidão para orientar e realizar possíveis resgastes da população em todo o lado oeste e também no bairro Niterói. Estaremos com caminhões itinerantes para atender a todos", salientou o prefeito. "O auxílio da comunidade é fundamental. Estamos pedindo para que as pessoas que puderem auxiliar no afastamento dos lixos que obstruem as bocas-de-lobo. São muitos pontos com entulhos."
Mancha de inundação
Os bairros que fazem parte da mancha da área de inundação são: Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho, São Luís (lado oeste) e Niterói (lado leste). No Niterói, o alerta é para as áreas que já tem história de alagamentos.