Com um formulário online disponível no site da Prefeitura de Canoas, a Defesa Civil registrou o cadastro de 860 moradores afetados pelas fortes chuvas e vendaval da noite do último dia 16 de janeiro. Os interessados em solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estão manifestando o interesse com o preenchimento das informações do cidadão prejudicado pelo fenômeno climático. O benefício pode ser sacado pelos trabalhadores atingidos que possuem saldo de FGTS à disposição em conta.
O formulário de cadastro possui um espaço onde é solicitado ao morador o anexo de imagens que ajudem na comprovação dos estragos observados na residência. “O pedido da imagem é apenas uma das formas de comprovação que o endereço do cidadão foi afetado pela tempestade. Caso a pessoa não tenha essas fotos, ela pode comparecer na sede da Defesa para realizar o cadastro pessoalmente. O mesmo vale para quem não tiver o comprovante de residência”, explica o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) e Defesa Civil, Igor Sousa.
A sede da Defesa Civil está localizada na rua Bandeirantes 450, no bairro Nossa Senhora das Graças. O direcionamento dos cadastros pela Defesa Civil para a Caixa Econômica Federal será feito por lotes. O primeiro deles acontece até o dia 1º de março e é voltado aos moradores atendidos com telhas. Quem recebeu essa ajuda não necessita realizar um novo cadastro. O segundo lote, que pertence aos demais interessados, será encaminhado entre os dias 2 e 8 de março.
Após o envio dos dados cadastrais, a Caixa será a responsável para que a liberação do saque seja via aplicativo ou na agência mais próxima. A estimativa é que em torno de 10 mil canoenses estejam aptos a aderir ao Saque Calamidade, caso o trabalhador tenha o benefício do FGTS à disposição.
LEIA TAMBÉM