ENCHENTE
Defensoria Pública promove mutirão para emissão de documentos
Canoenses que perderam documentos com a enchente podem solicitar a visita da Defensoria
Última atualização: 14/05/2024 10:45
A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul iniciou, na última sexta-feira (10), um mutirão nos abrigos emergenciais de Canoas para emitir novas vias de documentos que foram perdidos com a enchente. Na segunda-feira (13), em Canoas, serão visitados os abrigos montados no Sindicato dos Metalúrgicos e na Universidade La Salle.
O primeiro abrigo visitado foi o Colégio Espírito Santo na sexta-feira. Canoenses que perderam documentos podem solicitar uma nova via dos registros civis: a Certidão de Nascimento ou a Certidão de Casamento. Os documentos são considerados indispensáveis para a cidadania.
“Com a certidão, a pessoa pode fazer outra via do documento de identidade, acessar serviços do governo, cartões de benefício e serviços bancários”, explica Fabiane Lontra, defensora pública.
Para que a solicitação dos documentos seja feita, não é necessário ter em mãos qualquer documento. A Defensoria entregará a nova via do documento aos abrigos em formato impresso ou por meios digitais, conforme combinado no momento da requisição. Também é possível programar a retirada presencial.
A Defensoria pretende dar continuidade à ação no município, até atender a todos que precisam de novos documentos. “Pretendemos permanecer nessa força tarefa até alcançar todo o contingente de pessoas abrigadas”, garante Fabiane.
No momento, a Defensoria não tem ponto fixo de trabalho, porque as sedes de Canoas e de Porto Alegre estão interditadas. Para acompanhar os locais em que ocorrem mutirões ou solicitar a visita da Defensoria em um abrigo, o contato pode ser feito via Instagram: a conta é @defensoriapublicars.