NOTURNA

Dama-da-Noite faz sucesso no bairro Niterói

Conhecida como a flor misteriosa, espécie abre as pétalas para polinização apenas durante a noite

Publicado em: 11/02/2024 14:14
Última atualização: 11/02/2024 16:19

Conhecida como a flor misteriosa, a Dama-da Noite tem este nome por conta de sua principal característica: abrir as pétalas para polinização apenas durante a noite. Em Canoas, a moradora do bairro Niterói Rosemari Ferreira, de 63 anos, fala sobre sua experiência com a flor Dama-da-Noite.

Processo de florescimento ocorre no período da noite Foto: Arquivo pessoal

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

A professora aposentada cultiva a flor há seis anos. "Ganhei a muda de uma amiga. Antes disso, eu não conhecia esse tipo de flor. Plantei próximo à divisa da minha casa com a do vizinho, e ela foi crescendo no muro. Me surpreendi com a beleza dela", conta.

A Dama-da-Noite cultivada pela canoense dá flores na cor branca e produz um fruto (comestível) parecido com a pitaya. "Em seis anos, ela deu dois frutos deliciosos. Existe uma dificuldade em produzir frutos devido ao florescimento noturno. Preciso fazer a polinização de forma manual", explica.

Segundo Rosemari, Dama-da-Noite já deu 30 flores em uma noite. "Varia muito. Depende da noite. Já aconteceu de dar bem menos que 30. O período em que ela mais fica bonita e dá flores é com temperaturas mais quentes. As estações primavera e verão são as ideais. No inverno, ela não dá flor."

A planta necessita de luz solar e calor para se desenvolver de forma saudável. "Eu plantei outra, com flor de coloração rosa, mas não deu certo. Ela ficou em contato com a umidade e não cresceu corretamente."

Para não remover a Dama-da-Noite do local, Rosemari não permitiu que o marido colocasse revestimento em parte do muro. "Ela está linda no muro. Não penso em removê-la. Quero continuar cuidando e fazendo registros fotográficos dela à noite", diz.

Planos futuros

No futuro, Rosemari pretende montar uma horta. "Dá mais trabalho e consome mais tempo, mas agora que estou aposentada, posso pensar nisso. Já plantei alguns temperos, mas quero ampliar para outras culturas."

A canoense enfatiza que dá prioridade para alimentos de origem orgânica. "É mais saudável. É preciso preservar o verde. O planeta agradece e a nossa saúde também", destaca.

Apaixonada por flores, a moradora do bairro Niterói revela que cuidar do jardim é uma forma de terapia natural. "Além de deixar o pátio bonito, ela faz bem."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas