abc+

CANOAS

Criatividade para deixar a criançada em movimento no recesso

Atividades durante as férias são alternativas para os pais neste verão

Publicado em: 14/01/2025 às 12h:25 Última atualização: 14/01/2025 às 12h:26
Publicidade

O início das férias escolares invariavelmente acaba criando dores de cabeça para muitos pais e responsáveis que precisam continuar trabalhando durante o período de recesso no verão. Uma solução viável são as colônias de férias ou acampamentos de verão criados pensando em manter a criançada em atividades lúdicas e educativas de modo seguro, mesmo fora de casa. Diversas escolas e clubes possuem opções em Canoas.

A reportagem conferiu como funciona um deles, o Colégio Ulbra – Cristo Redentor, que montou uma programação visando atender a estudantes do ensino fundamental, independente de estarem matriculados na instituição.

A Colônia de Férias Aventuras de Verão atende a crianças de 5 a 11 anos, de segunda a sexta-feira. Conforme a diretora Luciane Golo Cauduro, não há equipamentos eletrônicos no rol de atividades planejadas para manter a atenção dos pequenos. Quanto mais prático o exercício, melhor. “A ideia é mantê-los bem longe das telas de celulares e tablets que estão acostumados em casa”, observa. “Por isso, estamos propondo atividades que exigem fisicamente e garantam a interação entre colegas”, explica.

 13/01/2025 COLÉGIO CRISTO REDENTOR - COLÔNIA DE FÉRIAS



13/01/2025 COLÉGIO CRISTO REDENTOR – COLÔNIA DE FÉRIAS

Foto: Paulo Pires/GES

Nesta segunda-feira (13) à tarde, os alunos se dividiram entre montar balões antiestresse, interagir com um doce periquito e circular de bicicleta e patinetes. “Reparei que muitas bicicletas estão novas como se tivessem sido compradas ontem”, brincou a diretora. “Então vamos colocá-los para se exercitar e tirar um pouco da preguiça do corpo, que faz bem para a saúde”, comenta.

Passeio a pé

Dentro da programação, até mesmo algo que pode parecer comum, um simples passeio até o cinema, pode ganhar ares de grande aventura quando desenvolvido de maneira educativa, salienta a diretora.

Na última quinta-feira (9), ela se reuniu com a turminha para conferir uma sessão de “Chico Bento”, que entrou em cartaz no UCI do ParkShopping Canoas. Até aí, nada de novo dentro da programação. A novidade para os pequenos surgiu na jornada até o cinema. Ao invés de usar um veículo, Luciane decidiu levá-los a pé, saindo da Avenida Inconfidência até o endereço do ParkShopping, metros adiante.  “Acontece que muitas crianças vivem presas em apartamentos e condomínios. Não têm nem a oportunidade de uma caminhada”, afirma.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Programação diversificada

Na colônia montada pela Ulbra, também tem banho de mangueira e piscina para se refrescar, mais passeios a pé pela cidade e piqueniques. Mas nem tudo é diversão. As crianças participam de oficinas criativas, como a de fazer pão caseiro. Na biblioteca, elas vão ouvir histórias como a do “sanduíche da Maricota”, e a partir dela, aprenderão a preparar seus próprios pães. Além disso, a visita ao mini zoológico do Capão do Corvo está entre os passeios mais aguardados, proporcionando aos pequenos a oportunidade de interagir com a natureza e aprender sobre os animais. “A programação foi pensada para estimular o desenvolvimento motor das crianças, sempre através de brincadeiras e atividades lúdicas. Até a oficina de slime, que é uma verdadeira febre entre a garotada, entrou na agenda”, adianta a diretora.

 13/01/2025 COLÉGIO CRISTO REDENTOR - COLÔNIA DE FÉRIAS



13/01/2025 COLÉGIO CRISTO REDENTOR – COLÔNIA DE FÉRIAS

Foto: Paulo Pires/GES

Longe das telas

Estudante do 2º ano do Ensino Fundamental, José Itiberê Trindade, 7 anos, recheava um balão com farinha na tarde de ontem. Ele disse que, se estivesse em casa, estaria jogando Roblox. “Eu queria que eles tivessem computadores para jogar aqui também”, diz. “Porque daí eu poderia fazer as atividades e, quando cansasse, daria para jogar um pouco”, comenta. 

Já a estudante do 4º ano Isabeli da Silva França, 9, sente falta do aparelho celular. “Gosto de vir para o colégio brincar, mas depende bastante das atividades que vão fazer”, argumenta. “Tem dias que estou cansada e gostaria só de ficar em casa gravando shorts”, comenta a garota.

Para a diretora Luciane, preocupa o tempo dos menores diante da tela, já que a constante conexão com aparelhos tem causado problemas de aprendizagem e falta de concentração. “Entendo a importância da tecnologia, mas o tempo de exposição hoje é excessivo”, adverte a psicopedagoga.

Outras ações pela cidade

A Prefeitura de Canoas não possui atividades de colônia de férias programadas para a rede municipal. O Sesc Canoas terá uma programação cultural de férias, com algumas peças infantis. No dia 18, às 14 horas, será apresentado o espetáculo De La Mancha, o cavaleiro trapalhão. A Mabel está com inscrições abertas para a sua colônia de férias que ocorre de 20 de janeiro a 14 de fevereiro. Já a Karuna Comunidade de Aprendizagem realiza atividades integrativas, brincadeiras e seis modalidades esportivas até 14 de fevereiro.

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade