Tudo feito com muito cuidado e carinho por cerca de 50 voluntários que se reuniram para oferecer uma festa de Dia das Crianças em uma das áreas mais atingidas pelas enchentes de maio. A comemoração com cachorro-quente, refrigerante, açaí, bolo, brinquedos e brincadeiras foi no Centro de Esporte e Lazer São Francisco de Assis, localizado na Rua Candelária, 31, no bairro Mathias Velho.
A iniciativa foi, literalmente, um sonho, como contou o coordenador do projeto Canoas Esporte Clube Acolher, também conhecido como CECA, Ademir da Silveira Zefino e a voluntária Márcia Gonçalves. “Nós tivemos o mesmo sonho na mesma noite. Eu sonhei com uma festa para 200 crianças. Depois liguei para dar a sugestão para o Ademir”, explicou Márcia.
“Eu estava arrumando as doações, quando pensei que tinha que fazer alguma coisa para eles. Pensei primeiro em fazer um salsichão com pão”, explicou. “Mas a Márcia me ligou com a mesma ideia de fazer uma festa, só que para 200 crianças. Eu chorei com essa ligação, com essa coincidência”, contou emocionado.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Na manhã de sábado (12), já tinha crianças se divertindo com as corridas com obstáculos, de ovo na colher e de saco. Além disso, as crianças e adolescentes puderam brincar no boliche e fazer pintura de rosto.
No meio de tantas opções, os amigos Gabriel de Barros, 13 anos, e Lucas Gabriel dos Santos, 12, ainda estavam decidindo como se divertir. “Já pulei corda, mas agora estamos vendo qual é o mais legal”, afirmou Gabriel.
Os dois amigos são moradores do bairro e se conheceram jogando bola na rua. Quando soube da festa, Gabriel chamou Lucas para ir junto. “A minha mãe ficou sabendo e eu convidei ele para vir”, comentou. “Estou achando legal, divertido”, declarou Lucas.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
Para realizar a comemoração do Dia das Crianças, uma vaquinha online foi organizada com antecedência. Os valores arrecadados possibilitaram a compra de mais de 200 brinquedos, comida, refrigerante e decoração para a festa. “É uma satisfação muito grande”, ressaltou o professor Ademir ao ver as crianças se divertindo.
Projeto social usa esporte para tirar jovens das ruas
O Canoas Esporte Clube Acolher (CECA) é um projeto social que oferece atividades físicas, principalmente futebol, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa existe há 5 anos e atende cerca de 60 meninos e meninas, de 7 a 17 anos, no turno contrário ao da escola. “O CECA não busca formar jogadores. O nosso objetivo principal é que eles estudem, sejam inteligentes, tenham conhecimento”, explicou o professor e idealizador do projeto, Ademir da Silveira Zefino.
“É tirar eles da rua e oferecer um mundo melhor”, destacou. O projeto atua no campo da Associação Atlética Ponte Preta, na rótula da Avenida Rio Grande do Sul, no bairro Mathias Velho, próximo ao Colégio Estadual Tereza Francescutti e à Estação Cidadania.
LEIA TAMBÉM