abc+

OFICINA DE ARTES VISUAIS

Crianças confeccionam cartões de natal na Associação Grupo Chimarrão da Amizade

Oficina aconteceu na manhã desta quinta-feira (7) no bairro Mathias Velho e contou com apoio da Fundação Gerações

Publicado em: 07/11/2024 às 18h:43 Última atualização: 07/11/2024 às 18h:43
Publicidade

Desenhos com a família, amigos, clube de futebol e doces. Essas são algumas das ilustrações feitas por 15 crianças em uma oficina de cartões de natal na Associação Grupo Chimarrão da Amizade, localizada na Rua Caçapava, 180, no bairro Mathias Velho.

A atividade, realizada na manhã desta quinta-feira (7), foi oferecida pelo professor Marcel Trindade e teve dois momentos: primeiro, o rascunho do desenho; depois, a pintura em um papel de maior gramatura para transformar em cartão de natal.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Crianças idealizaram cartões de natal com seus próprios desenhos durante oficina nesta quinta-feira (7)



Crianças idealizaram cartões de natal com seus próprios desenhos durante oficina nesta quinta-feira (7)

Foto: Paulo Pires/GES

A Maria Eduarda Silveira, 10 anos, preparou um desenho para a avó. “Estou desenhando uma árvore de Natal para ela porque não sei se vamos passar juntas”, conta. O irmão de Maria Eduarda, Ezequiel Silveira, 7 anos, também fez sua ilustração para o cartão. “Desenhei a rua e um sorvete. Eu gostei de desenhar”, afirma.

Segundo o professor, a oficina não é uma simples aula de artes visuais. “A ideia é fazer a criança se sentir confortável com o próprio desenho, que seja algo relevante para ela”, explica. “Eu também faço eles planejarem a ilustração, criarem uma composição. Eles precisam pensar o que querem fazer”, completa.

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Para a educadora social da associação, Elisângela Pedroso, a atividade é bem-vinda. “O trabalho manual ajuda com a criatividade e interação. Hoje, eles ficam muito no celular e acabam perdendo isso”, comenta enquanto as crianças conversam entre si sobre os desenhos.

Já o professor de Educação Física, Marcos Oliveira, destaca o momento vivido pela organização. “Hoje estamos voltando ao nosso horário normal de atendimento, às terças e quintas-feiras. E casou bem com essa atividade sobre o Natal”, ressalta.

O espaço recebe 56 crianças entre 6 e 14 anos, e mais 5 crianças de 0 a 6 anos, com ou sem deficiência; e adultos com deficiência. No local são desenvolvidas atividades de acompanhamento com pedagogia e psicopedagogia para promover a inclusão.

Um abraço na entidade

A ação foi realizada em parceria com a Fundação Gerações através de uma chamada pública emergencial financiada pelo Fundo Comunitário Porto de Todos (FCPT). A organização buscou contemplar Organizações da Social Civil (OSCs) que foram atingidas pelas enchentes de maio, como detalha a coordenadora-geral da fundação, Karine Ruy.

 A coordenadora-geral da Fundação Geraçõs, Karine Ruy, destaca o papel de entidades como a Chimarrão da Amizade dentro da comunidade



A coordenadora-geral da Fundação Geraçõs, Karine Ruy, destaca o papel de entidades como a Chimarrão da Amizade dentro da comunidade

Foto: Paulo Pires/GES

“O nosso objetivo é apoiar essas organizações que prestam serviços essenciais para a comunidade. Muitas escolas e serviços de saúde foram ajudados, então também era necessário olhar e abraçar essas entidades”, declara.

Os cartões vão ser digitalizados e impressos para serem distribuídos entre as redes de apoio à iniciativa. Os materiais também poderão ser comercializados para gerar renda. “Nós queríamos retribuir de alguma forma quem nos ajudou”, afirma Karine.

Além da oficina, a fundação deve permanecer apoiando a Associação Grupo Chimarrão da Amizade por dois anos com recursos financeiros e assessoramento técnico. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade