Quem gosta de futsal pode lembrar que houve um período em que Canoas viveu a glória do esporte. Durante meados dos anos 2000, o Canoas Sport Club chegou a lotar ginásios e levantar canecos entre os grandes do esporte gaúcho e brasileiro.
Com o passar do tempo, o protagonismo de Canoas no esporte acabou sumindo diante da força das equipes do interior gaúcho, onde o futsal nunca saiu de moda. Eis que a tragédia de maio garantiu novos ares ao popular futebol de salão na cidade.
Criado em 2012 mais sedimentando com CNPJ em 2022, o Vamo Dale Football Club, ou VMDL, levantou muitas taças do citadino em Porto Alegre até garantir vaga na Série Bronze em 2023, disputa que levou a equipe ao vice-campeonato e à vaga na Série Prata deste ano.
A trajetória meteórica se deu graças ao talento dos jogadores e aos gritos da torcida na arquibancada, já que, diferente do que acontece no interior, o time não tem nenhum grande patrocinador ou mesmo uma prefeitura na retaguarda.
Com sede em um ginásio nos arredores da Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, o time formado por atletas da capital e de Canoas disputava a Série Prata até maio, quando a tragédia atingiu o Estado e arrasou o local, além de casas de parte dos jogadores.
“A gente teve que jogar o futsal para escanteio, porque muitos perderam a casa e tudo que tinham na enchente”, lembra o presidente Rodrigo Paines. “Atuamos na época das cheias em outro campo, recolhendo doações e ajudando quem precisava”.
Passado o período da catástrofe natural, a Federação Gaúcha retomou a competição e chamou o Vamo Dale de volta à disputa. Foi quando Canoas acolheu os atletas e deu início a uma nova fase com o ginásio Faustão, no Centro, como nova sede.
“A nossa sede acabou destruída, mas felizmente conseguimos uma nova e estamos muito bem acolhidos”, afirma o presidente. “O que precisamos agora é de mais apoio e torcida, porque o futebol a gente vai ter que resolver dentro das quatro linhas”, defende.
Vamo Dale e AVF se enfrentam na noite do próximo sábado (5), a partir das 20 horas, na Arena Faustão, na Rua Caramuru 330, no Centro, na primeira partida válida pelo mata-mata das quartas de final do Campeonato Gaúcho de Futsal.
O segundo jogo está marcado para o dia 12 de outubro, em Manoel Viana, no interior gaúcho, razão por que atletas e comissão técnica têm se desdobrado para conseguir recursos que possam garantir a viagem e a alimentação do grupo.
“Estamos fazendo o possível para levantar dinheiro para conseguir alugar o ônibus e conseguir alimentação para o jogo de volta”, explica Paines. “Tudo isso sem esquecer que precisamos fazer o dever de casa e vencer o primeiro jogo no sábado”.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags