SAIBA COMO FUNCIONA

Como foi o primeiro embarque de voo comercial na Base Aérea de Canoas

Procedimentos de embarque são feitos no novo terminal da Fraport no Park Shopping Canoas; veja os detalhes

Publicado em: 27/05/2024 09:53
Última atualização: 27/05/2024 19:05

O primeiro pouso e a primeira decolagem de voos comerciais na Base Aérea de Canoas (Baco) ocorreram na manhã desta segunda-feira (27). Os procedimentos de embarque são feitos no novo terminal da Fraport no Park Shopping Canoas. Concluídos, os passageiros são encaminhados para embarque na Baco.

 

Primeiro embarque comercial na Base Aérea de Canoas ocorreu nesta segunda-feira (27) Foto: Paulo Pires/GES

Os primeiros voos eram da companhia Latam. O primeiro pouso foi as 8 horas, e a primeira decolagem da Base Aérea ocorreu por volta das 9h40.

Myllena Lopes, 25 anos, foi uma das passageiras a embarcar no primeiro voo partindo de Canoas. "Essa viagem estava marcada para o final do mês, mas por conta das enchentes, decidimos antecipar. Ficamos sem trabalho por conta desses acontecimentos. Não temos data para voltar", conta a consultora de turismo que viajou com destino a Belém. "Nunca imaginei pegar um voo de dentro do shopping", comenta.

Myllena e Lucas embarcaram no primeiro voo da Latam desta segunda-feira Foto: Paulo Pires/GES

Filas foram registradas

Antes das 7 horas desta segunda, filas já se formavam no terminal do Park Shopping. Isso porque a Fraport orientou os passageiros a chegarem com 3 horas de antecedência.

Toda a operação na Baco é conduzida pela Fraport. Os passageiros deverão se dirigir ao terminal montado no shopping. O acesso à sala de embarque é bloqueado uma hora e meia antes do voo.

Agentes da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanharam os voo desta manhã. "Mais uma participação importante para essa retomada da normalidade, da forma que é possível, até que o próprio Salgado Filho possa voltar a sua atividade normal", disse o tenente-coronel Thiago Romanelli Rodrigues da FAB.

"Começamos essa operação pioneira na aviação brasileira, com apoio da Base Aérea de Canoas. Tudo correu dentro do previsto. Recebemos o avião cheio e vai decolar cheio também", informa o diretor de operações da Fraport Fabrício Cardoso. "Estamos felizes de estar religando a Capital e o Rio Grande do Sul com o restante do Brasil", comenta. 

Tenente Coronel Romanelli, da FAB, deu entrevista junto do diretor de operações da Fraport Fabrício Cardoso Foto: Paulo Pires/GES

Por ora, não há previsão para retomada das atividades no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A operação regular de voos de empresas comerciais na Base Aérea é inédita. A Baco já recebeu voos comerciais em situações de emergência, mas não de forma regular. 

A entrega de donativos via aviões da Força Aérea Brasileira e o Correio Aéreo Nacional -- com transporte de passageiros -- seguem, agora dividindo espaço entre as atividades da Baco, bem como o trabalho de defesa do espaço aérea.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas