abc+

SAÚDE

Comissão vai avaliar vencedora do certame para administrar o Hospital Universitário

Grupo formado por médicos analisará instituições gerenciadas pela Associação Saúde e Movimento (ASM)

Taís Forgearini
Publicado em: 30/04/2024 às 19h:18 Última atualização: 30/04/2024 às 19h:19
Publicidade

A Prefeitura de Canoas anunciou nesta terça-feira (30) a criação de uma comissão formada por médicos gaúchos para a realização de visitas técnicas às instituições de saúde geridas pela Associação Saúde e Movimento (ASM), vencedora do certame para administrar o Hospital Universitário (HU). O grupo verificará, in loco, como funciona a prestação dos serviços administrados pela associação.

Simers expressa preocupação com a nova gestão do HU



Simers expressa preocupação com a nova gestão do HU

Foto: PAULO PIRES/GES

A decisão ocorreu após o encontro entre o prefeito Jairo Jorge, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, com a procuradora-geral, Rosani Paiani, a procuradora adjunta, Tatiani Pacheco, e a juíza da 2ª Vara Cível de Canoas, Adriana Rosa Morozini.

SIMERS PEDE QUE MP APURE A TROCA DE GESTÃO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO; ENTENDA

Segundo a Administração Municipal, o objetivo da visita técnica e da elaboração de um relatório técnico (que será feito pela comissão médica) é coletar mais informações sobre a assistência médica prestada pelo Hospital Universitário à população canoense não sofra descontinuidade com a troca de gestão.

Na semana passada, a licitação vencida pela Associação Saúde em Movimento aguardava a homologação por parte do prefeito, porém Jairo encaminhou o caso para a Procuradoria-Geral do Município (PGM), que fará um “pente-fino”.

A cobrança da Prefeitura ocorre após denúncias de baixa produção de cirurgias realizadas no HU e o pedido do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) para o Ministério Público (MP-RS) solicitando uma investigação na troca de gestão do HU. “Decidiremos, sempre em sintonia com a orientação jurídica”, diz Jairo Jorge.

Decisões futuras

De acordo com o prefeito, somente após o parecer da justiça haverá uma decisão sobre a possibilidade de abertura de um novo processo licitatório para a gestão do Hospital Universitário.

“Se porventura, a instituição vencedora não estiver à altura para assumir, nós vamos buscar com o poder judiciário autorização para fazer um novo processo. Se estiver à altura, então ela terá condições de assumir”, frisa Jairo.

O diretor da Região Metropolitana do Simers, Daniel Wolff, destaca preocupação com a saúde de Canoas. “Independentemente de gestor ou partido político. As trocas no comando da Prefeitura não interromperam a ação do Sindicato Médico na defesa dos médicos e da população, ao longo dos últimos anos”, enfatiza.

Wolff ressalta que o Simers busca soluções para o sistema ser resolutivo e para que ninguém seja penalizado por falta de gerenciamento nos hospitais dos municípios gaúchos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade