Não está fácil andar durante a noite pela Avenida 17 de Abril. O problema para quem circula pela principal via pública do bairro Guajuviras é que há pontos de total escuridão.
“Desde o temporal do ano passado que muitas lâmpadas dos postes queimaram”, aponta Edir Tolote. O aposentado de 54 anos, diz já ter pedido a substituição. “Reclamei muito.”
O problema da falta de iluminação pública não é exclusivo do Guajuviras. É comum também ao Mathias Velho, Niterói, Rio Branco, etc. São 6 mil pedidos de troca de lâmpadas protocolados, segundo a Secretaria de Serviços Urbanos.
A boa notícia é que a demanda está com os dias contados. O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, assinou, na manhã de ontem, a ordem para o início dos serviços do novo contrato de iluminação pública de Canoas.
O contrato estimado em aproximadamente R$ 8 milhões visa garantir iluminação em toda a cidade, partindo inicialmente, é claro, das demandas passadas pela comunidade para a Administração Municipal. Assim, o Guajuviras terá as lâmpadas trocadas primeiro.
“Vamos atender inicialmente aos 6 mil pedidos protocolados”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Garlet. “O trabalho irá iniciar nesta quarta-feira no bairro Guajuviras, mas os caminhões vão estar distribuídos nos quatro quadrantes.”
De acordo com o prefeito, a ordem assinada é uma das mais importantes desde que assumiu o governo. Nedy apontou que problemas de ordem interna, criados antes de sua gestão, levaram à necessidade de criar uma licitação, o que acabou causando demora no atendimento à população.
“Fizemos uma nova licitação e venceu uma empresa que se comprometeu a fornecer um serviço de qualidade para a população. Vai começar a clarear a cidade.”
LEIA TAMBÉM
Contrato de 12 meses
A empresa Vitorialuz Construções, vencedora da licitação, ficará encarregada pela gestão da iluminação pública de avenidas, ruas, parques e praças da cidade, por meio de mão de obra especializada, além do fornecimento dos materiais necessários.
Conforme o secretário de Serviços Urbanos, o serviço é de grande importância para a cidade. “A iluminação pública é um componente essencial para a segurança, além de oferecer melhor conforto para circulação à noite na cidade. Mapeamos e identificamos todos os pontos de luz apagados para ser realizado o reparo o mais breve possível.”
O novo contrato terá duração de 12 meses com um custo mensal estimado de R$ 638 mil. “O trabalho vai começar por aqui (Guajuviras) e vai se estender para o Niterói, para o Rio Branco, para o Mathias Velho, e assim por diante até a cidade toda”, esclarece o prefeito Nedy.
- Categorias
- Tags